O meio taurino e, sobretudo, o mundo dos forcados e, em particular, os de Portalegre, estão em estado de choque com a morte trágica de João Fragoso, consagrado elemento do grupo da cidade alentejana, vítima de brutal acidente de viação na madrugada deste Domingo de Páscoa.
Segundo o jornal online "Alto Alentejo", João Fragoso, de 34 anos, forcado consagrado dos Amadores de Portalegre, natural de Reguengo, pessoa muito estimada na cidade alentejana, regressava a casa depois de ter estado com amigos num bar em Arronches. No automóvel, vinha também Pedro Ventura, outro forcado dos Amadores de Portalegre, de 20 anos, natural de Assumar, que é o ferido que se encontra em estado crítico no Hospital de Portalegre.
Por razões desconhecidas, a viatura ter-se-à despistado na Estrada Nacional 246, entre Portalegre e Arronches, na zona das curvas próxima do Monte da Venda (concelho de Arronches), caindo numa vala e ficando, presume-se que durante várias horas, longe dos olhares públicos e dos automobilistas que circulavam na mesma estrada.
O acidente deverá ter ocorrido de madrugada, mas o carro só foi descoberto perto do meio-dia deste domingo. As notícias são ainda algo confusas e pouco claras. Há quem refira que foi um popular que seguia na estrada e se apercebeu de que no interior de uma vala estava uma viatura; e há quem diga que foi um agricultor que estava a tratar do gado que viu o automóvel caído.
Uma ou outra versão serão pouco relevantes - o que se sabe é que só perto do meio-dia as vítimas foram encontradas, ambas no interior da viatura, podendo ter estado várias horas sem ser socorridas, partindo-se do princípio de que os dois forcados teriam saído do bar em Arronches ao final da noite, princípio da madrugada, e que o acidente poderá ter ocorrido próxima das 5 horas, uma vez que uma fonte próxima do GFA de Portalegre nos referiu que pouco antes dessa hora ainda terão conversado telefonicamente com um amigo.
A ausência de marcas de travagem na estrada pode afastar a possibilidade de um despiste, mas a realidade é que o automóvel estava imobilizado numa vala, como é bem patente na fotografia de Emílio Moitas (fonte "Alto Alentejo") dada à estampa na rede Facebook (e no site do anteriormente referido jornal) e que aqui reproduzimos em baixo, com a devida vénia.
Quando, alertados pelo popular que descobriu o automóvel, os meios de socorro chegaram ao local, João Fragoso já estava morto e o óbito foi ali declarado, sendo o corpo levado para a Morgue do Hospital de Portalegre.
O outro ocupante da viatura, o também forcado Pedro Ventura, foi transportado ao Hospital de Portalegre, onde ao longo do dia terá sido sujeito a mais que uma intervenção cirúrgica. O seu estado é muito grave e não se encontra ainda livre de perigo.
A estrada esteve encerrada ao trânsito até perto das 14h00 e na operação de socorro foram mobilizados 31 elementos, com destaque para operacionais dos Bombeiros Voluntários de Arronches e de Portalegre, 11 veículos e um helicóptero do INEM do Hospital de Évora, que não chegou a fazer nenhum transporte, assim como a GNR, que está agora a investigar as causas do acidente através do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV).
À Família e amigos de João Fragoso, bem como ao GFA de Portalegre, endereçamos as nossas mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.
Fotos GFA de Portalegre, D.R. e Emílio Moitas/"Alto Alentejo"
![]() |
Pedro Ventura, também, forcado do Grupo de Portalegre, é o outro ocupante da viatura e está internado no Hospital de Portalegre em estado muito grave |