Miguel Alvarenga já aqui fez ontem a sua análise detalhada à inesquecível encerrona de João Moura Jr. na Monumental de Santarém (pode ler aqui, se ainda não leu: https://farpasblogue.blogspot.com/2025/04/santarem-tarde-fantastica-um-hino-de.html), destacando que tudo correu na perfeição, sem um ferro falhado, sem uma passagem em falso, sem um único toque num cavalo, havendo ainda a acrescentar que estamos em início de temporada, que Moura ainda não está rodado, nem os cavalos, mas que mesmo assim aceitou este tremendo desafio e venceu-o, vencendo também a chuva e o mau tempo que marcou os dias da semana anterior, conseguindo quase encher a Monumental "Celestino Graça".
Quase 9 mil espectadores aclamaram-no ontem e proclamaram-no como o primeiro do momento em Portugal, quase 50 anos depois de esse trono ter sido ocupado por seu pai.
E se todas as lides foram momentos para recordar, a última fica na História, por ter sido repartida com seu pai, o Maestro João Moura, que encantou e reafirmou que continua a ser o primeiro, cravando três ferros de uma emoção sem fim, causando o delírio nas bancadas.
Ficam agora as fotos dos melhores momentos das fantásticas lides de João Moura Jr. com seis toiros de distintas ganadarias - e da última, a duo com o pai. Para mais tarde recordar!
Mais logo, não perca: todas as fotos das sequências das seis espectaculares pegas dos forcados de Santarém e Montemor. E depois chegam os Famosos!
Fotos M. Alvarenga
![]() |
Extraordinária lide ao primeiro toiro, de Vale do Sorraia, brindada ao público, deu o mote para uma tarde de memorável triunfo |
![]() |
Actuação brilhante no segundo toiro, de Romão Tenório, que brindou a sua mãe e a sua tia, Teresa e Cristina Brás |
![]() |
Pedia contas e "metia mudanças" o toiro de Veiga Teixeira, sério e exigente. Grande actuação, brindada aos Presidentes das Câmaras de Monforte e Santarém, que terminou com duas fabulosas "mourinas" |
![]() |
Sério, a impor respeito, o toiro de Palha foi também lidado a primor por Moura Jr., que o recebeu com uma sorte de gaiola, depois de brindar a Francisco Romão Tenório |