Miguel Alvarenga - Fizeram os empresários Jorge Dias e Samuel Silva questão de, além do grupo da cidade, os Amadores de Portalegre, incluir também no cartel da histórica encerrona de João Moura Jr., no sábado passado na praça "José Elias Martins" (a precisar de umas urgentes pinceladas de restauro), o glorioso Grupo de Forcados Amadores de Santarém, na temporada de celebração dos 110 anos da sua fundação.
Dois bons grupos para seis toiros de imponência e muita seriedade, das importantes ganadarias Veiga Teixeira e Murteira Grave. Não uns toiros quaisquer.
Feitas as contas e sem desprimor pela actuação de valor dos anfitriões, foi o Grupo de Santarém quem no sábado mais se destacou - como anteriormente já aqui ficou referido, com uma primeira e brilhante pega de caras consumada por João Faro ao primeiro intento; uma extraordinária cernelha por José Carrilho e Francisco Paulos, brindada ao pai do cernelheiro e recordado forcado do grupo, José Carrilho, pega consumada à segunda tentativa; e uma outra pega de caras, à primeira tentativa, por Bernardo Bento, uma das duas grandes pegas da tarde, com uma primeira-ajuda magnífica de Francisco Lopes, que também deu volta à arena. Este pega foi brindada ao Maestro Moura. Destaque, também, para as intervenções do veterano David Romão a rabejar, ele que já se tinha retirado mas, pelos vistos, está de volta. E ainda bem.
Pelos Amadores de Portalegre, como também já aqui se referiu, foram forcados de cara Gonçalo Costa (que se despediu das arenas, entregando a jaqueta ao cabo Gonçalo Louro, depois de fazer a última pega à quarta tentativa); Filipe Rodrigues numa poderosa e emotiva intervenção à primeira tentativa, sendo esta também uma das grandes pegas da corrida, premiada com aplaudida volta à arena com Moura e depois mais uma a sós; e, por fim, Ricardo Almeida, que consumou à terceira tentativa a última pega da tarde.
Ficam as sequências das seis pegas. A seguir, não perca os melhores momentos de João Moura Jr. na lide dos seis toiros este sábado em Portalegre.
Fotos M. Alvarenga
João Faro (Santarém) na primeira pega, ao primeiro intento, a um toiro de Murteira Grave (485 quilos). Pega brindada a Moura Jr. e David Romão a rabejar como nos tempos antigos |
Gonçalo Costa (Portalegre) despediu-se das arenas com uma pega à quarta a um Teixeira com 520 quilos |
José Carrilho e Francisco Paulos pegaram o terceiro toiro (de Teixeira, com 530 quilos) de cernelha, ao segundo intento. Pega brindada ao antigo forcado José Carrilho, pai do cernelheiro |
Enorme pega de Filipe Rodrigues (Portalegre) ao quarto toiro (de Grave, com 480 quilos), brindada às autarcas Fermelinda Carvalho e Raquel Carita |
Última pega consumada por Ricardo Almeida (Portalegre) à terceira, a um toiro de Veiga Teixeira (480 quilos) |