domingo, 14 de setembro de 2025

Sobral de Monte Agraço: lotação esgotada e toiros muito sérios, um ano mais, de Lopes Branco

Lotação esgotada, como manda a tradição, esta tarde em Sobral de Monte Agraço, em mais uma agradável corrida das Festas e Feira de Verão, uma cuidada promoção do empresário José Luis Gomes, este ano com a novidade de um desfile encabeçado por quatro cavaleiros e a Banda, com campinos conduzido os cabrestos pelas ruas da vila até à praça, seguidos por duas charretes que transportavam os seis cavaleiros e os cabos dos dois grupos de forcados (fotos em baixo), desfile esse que até teve direito a tempo de antena na SIC, que dali transmitia hoje o programa "Domingão".

A corrida - de que contaremos todos os pormenores em várias reportagens durante o dia de amanhã, segunda-feira - ficou marcada por um sério curro de toiros da ganadaria Lopes Branco, à semelhança do que acontecera já no ano passado. Toiros sérios, com teclas, a exigir e a impor emoção e seriedade na praça. O ganadeiro João Telles Branco foi muito justamente premiado pelo director de corrida Ricardo Dias com volta à arena no quinto toiro.

Miguel Moura e António Ribeiro Telles filho foram os triunfadores mais destacados, em tarde também de êxito para Manuel Telles Bastos e o mexicano Emiliano Gamero. O Maestro João Moura esteve ontem apenas regular na lide do primeiro toiro e Tristão Telles Queiroz rubricou no sexto uma lide com altos e baixos, mas depois encastou-se e terminou bem.

Toiros duros e com muita pata, dos que "dão trabalho", tiveram pela frente dois consagrados grupos de forcados. Três pegas à primeira deram ontem o triunfo-maior aos Amadores de Lisboa, tendo sido forcados de cara Duarte Fernandes, António Galamba e Duarte Nascimento. Pelos Amadores de Alcochete pegaram Daniel Ferraz (à quarta); João Dinis e Vitor Marques, ambos à primeira. 

Fotos D.R. e M. Alvarenga