O Festival dos Bandarilheiros agendado para esta tarde em Alenquer não se realizará, ao contrário da mensagem que estão a tentar passar, não por "má vontade" da Guarda Nacional Republicana, mas, única e exclusivamente, por "desleixo e falta de profissionalismo" por parte dos promotores do festejo, que eram, conforme está patente no programa, os Forcados Amadores de Alenquer.
Num comunicado emitido há momentos, a organização do festival anuncia o cancelamento do mesmo "por motivos de falta de capacidade de efectivos da GNR do posto territorial de Alenquer para assegurar o serviço".
Nas redes sociais, chegou mesmo a ser publicada esta foto que reproduzimos em baixo, onde se atribui à GNR a culpa do cancelamento do festival - mas isso não corresponde à realidade.
No email enviado aos organizadores, que reproduzimos em baixo, o Comandante do Posto Territorial de Alenquer da GNR, informa que "as requisições para policiamento das demais actividades desportivas, culturais, sociais, religiosas e outras é submetida através de plataforma existente para o efeito, ou remetida, preferencialmente através de meio de transmissão electrónica de dados, para a Unidade, Subunidade, Subdestacamento ou Posto com competência territorial na área de prestação de serviço, com a antecedência mínima de dez dias úteis relativamente à data pretendida para o seu início" - o que, segundo uma fonte da GNR, não foi cumprido pela organização.
"Houve desleixo e houve falta de profissionalismo por parte dos organizadores e essa é a única e exclusiva razão pela qual não se realiza o festejo anunciado para esta tarde em Alenquer" - adianta a mesma fonte.
Ao que sabemos, havia ambiente, não chove, e tudo se conjugava para que fosse uma excelente tarde de toiros de homenagem aos Toureiros de Prata e, sobretudo, a um dos seus mais emblemáticos representantes, o veterano João José.
Mas era preciso que as coisas tivessem sido feitas com rigor. E nunca "em cima do joelho".
Lamentamos.
Foto D.R.
![]() |
| O "cartaz" publicado nas redes sociais atribuindo as culpas à GNR - o que não corresponde à verdade. E, em baixo, o email enviado pela GNR aos organizadores do Festival dos Bandarilheiros |




