quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Salgueiro e Palha: dois "abanões" que vieram agitar um "defeso" tão calminho...

Miguel Alvarenga - Estava calmíssima a Dança dos Apoderados (demais, até, para o que costuma acontecer nesta altura do ano), quando, subitamente, nesta semana, se anunciou o regresso às arenas do genial João Salgueiro (na foto de cima, com o autor destas linhas) e, 24 horas depois, a separação de Francisco Palha e do apoderado Rafael Vilhais, que estavam juntos há vinte anos (mais tempo que muitos casamentos...) - duas bombas que vieram agitar um monótono período de defeso e que podem modificar muita coisa (tanta!) na temporada que aí vem!

O regresso de João Salgueiro, depois de ter actuado pela última vez em 2023 na Nazaré, onde ganhou o prémio de cavaleiro triunfador dessa temporada nessa praça, não foi propriamente uma coisa totalmente inesperada. Há um ano que o Maestro de Valada aventava essa possibilidade, chegando mesmo a garantir por mais que uma vez ao "Farpas" que se estava a preparar "em grande" e que tinha agora quatro cavalos-craques que lhe iam permitir regressar aos seus grandes e nunca esquecidos triunfos.

A grande novidade foi o facto de, nesta nova reaparição (Salgueiro já esteve noutras ocasiões afastado das arenas e depois voltou), ser apoderado pelo jovem e promissor Rui Pedro Cordeiro, filho de Rui Bento, que embora já acompanhasse o pai no recentemente terminado apoderamento dos Rouxinóis, vai agora pela vez primeira assumir em solitário a gestão da carreira de um toureiro - e de um toureiro-Figura ainda para mais.

O objectivo é actuar num número não muito elevado de corridas (seis/sete), todas em praças importantes e com cartéis especiais. Rui Pedro começou esta semana a ronda de conversações com as principais empresas e o "Farpas" sabe que o regresso de Salgueiro tem tido por parte de todos um interesse enorme e está a ser recebido com um grande entusiasmo. Numa época em que a Festa vive algum período de marasmo e em que os cartéis são quase sempre "mais do mesmo", Salgueiro pode vir dar um grande abanão nisto tudo.

24 horas passadas sobre o anúncio da reaparição de João Salgueiro, foi ontem a vez de outra novidade - também não tão novidade quanto isso, já era mais ou menos esperada... - vir agitar ainda mais este defeso que, estranhamente, decorria de modo tão calminho: Francisco Palha enviou às Redacções um comunicado onde anuncia, depois de terem estado lado-a-lado vinte anos, o fim da relação de apoderamento com Rafael Vilhais.

O cavaleiro prefere não falar de um fim - diz antes que é "uma pausa" e "um período de reflexão e renovação" que abre espaço para "novas ideias, novos projectos e desafios futuros".

No ano passado, por esta altura, também se gastaram rios de tinta a vaticinar quem seria o novo apoderado de Francisco Palha, depois de muitos assegurarem que se iria separar de Rafael - mas depois continuaram juntos, como nada se passasse. 

Já há uns anos, não muitos, foi só mesmo por um triz que Palhinha não passou a ser apoderado por Rui Bento. Estava quase tudo "fechado", mas certa noite João Moura Jr. adiantou-se e anunciou nas redes sociais que ia voltar a ser apoderado por Rui Bento - e Palha recuou. Seriam dois galos na mesma capoeira e ambos "queriam Bento só para si"...

Na semana passada, Francisco Palha esteve em casa de Rui Bento (outra vez) e voltou a auscultá-lo - e a seu filho Rui Pedro - sobre a possibilidade de fazerem por fim o "casamento" que ficara adiado há uns anos...

A porta não ficou fechada, mas Rui Bento declinou o convite para esse desafio, dadas as suas novas funções em Espanha (que serão finalmente oficializadas dentro de uma ou duas semanas pela FIT) e Rui Pedro, por seu turno, agradeceu a honra da lembrança, mas também não pôde aceitar o desafio pelas razões que agora se conhecem - pretende dedicar-se a tempo inteiro à empresa Doses de Bravura e ao apoderamento de João Salgueiro.

O plano b de Francisco Palha é, ao que sabemos, a empresa Toiros & Tauromaquia, de Margarida e António José Cardoso, que, como o "Farpas" aqui adiantou ontem, podem ser os sucessores de Rafael Vilhais no apoderamento do cavaleiro. Une-os há alguns anos uma excelente relação de amizade e foram precisamente eles (foto de baixo) que em Agosto deste ano promoveram na sua praça de Alcochete a memorável encerrona de Palha com seis toiros da ganadaria Palha.

Esperemos, nos próximos dias, pelas cenas dos próximos capítulos...

Fotos Maria Mil-Homens e M. Alvarenga