Ex-toureiro amador, professor universitário e inspector da PJ, Rogério Jóia foi no sábado o primeiro dos novos directores de corrida a estrear-se |
"Está na hora, meninos, despachem-se!" |
"A ver se não me dão dores de cabeça..." |
Miguel Alvarenga - Rogério Jóia foi no passado sábado, na Nazaré, o primeiro dos novos directores de corridas a estrear-se oficialmente e pode dizer-se que "passou com louvor e distinção" na sua "alternativa", em que esteve assessorado pela médica veterinária Drª Francisca Silva (foto à esquerda).
Por "detrás" do novo "inteligente" está um antigo praticante amador do toureio a pé, hoje professor universitário e inspector da Polícia Judiciária. Mas está, sobretudo, um homem íntegro e vertical - e um grande aficionado.
Exigente, sem nenhuma dose de "prepotência", cordial e até condescendente - os "avisos" que mandou tocar em duas ocasiões aos matadores foram já "um pouco para lá" de haverem excedido o tempo regulamentar - Rogério Jóia desempenhou no sábado as suas novas funções com muita dignidade e aficion, dando ritmo ao espectáculo, música aos toureiros - excepção feita a António João Ferreira no último toiro, onde não teve matéria para brilhar, andando apenas esforçado e em bom plano profissional - e suprimindo o intervalo, de acordo com a empresa, por se estar perante uma corrida de sete toiros que já ia longa depois de o segundo ter demorado algum tempo a recolher.
Aqui ficam algumas imagens para registar a estreia do novo director de corrida, um dos dois primeiros, a par de Francisco Calado, a ficar aprovado na avaliação depois do estágio.
Parabéns, Rogério Jóia!
Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com