Sequência da segunda colhida, sendo bem visível nas fotos de cima o momento em que o toiro alcançou Telles Bastos e o desmontou do cavalo, provocando a sua queda |
Manuel Ribeiro Telles Bastos sofreu ontem, no quinto toiro da corrida de Montemor-o-Novo, da ganadaria Silva Herculano, duas aparatosas quedas que poderiam ter tido consequências muito graves, mas, graças a Deus, não passaram de dois enormes sustos - ambas com o mesmo cavalo, que nada sofreu. A primeira ocorreu quando o cavalo escorregou mesmo junto às tábuas e o toiro o alcançou, provocando o pânico na praça. Telles Bastos voltou a montar e prosseguiu a sua actuação com uma tremenda garra, voltando contudo a ser colhido quando cravava um último ferro curto e o toiro o alcançou na perna, desmontando-o praticamente do cavalo e provocando nova queda do cavaleiro. Uma vez mais, Manuel recompôs-se e montou, cravando um último e arrojado ferro e dando depois aplaudida volta à arena, apesar de ter escutado (injustificados) assobios depois da segunda colhida.
A corrida de ontem em Montemor, com praça cheia. ficou marcada pelo sério comportamento dos toiros de Silva Herculano (tendo o ganadeiro dado volta à arena no terceiro) e por importantes actuações dos três cavaleiros - Telles Bastos esteve muito bem no seu primeiro, Rui Fernandes bordou o toureio no quarto da ordem e Moura Júnior teve notável triunfo no último - e pela festa usual dos Amadores de Montemor, com seis duras pegas a toiros que tiveram imensa seriedade e em nada facilitaram o labor ao grupo, que ao início da corrida recebeu das mãos do Prof. Valente de Oliveira, em representação do presidente da República, Prof, Cavaco Silva, a Ordem de Mérito, condecoração que consagra o 75º aniversário dos Amadores de Montemor, celebrado no ano anterior. Despediram-se dois grandes forcados - Filipe Mendes e João Braga - e voltou a sair lesionado (desmaiado) Francisco Maria Borges, um ano depois de nesta mesma arena ter sofrido uma gravíssima lesão. A corrida teve acertadíssima direcção de Agostinho Borges - não perca, mais logo, a análise detalhada de Miguel Alvarenga e as fotos de Emílio de Jesus e Maria João Mil-Homens.
Fotos Maria João Mil-Homens