Paulo Caetano foi também ontem honrado pela Real Tertúlia, no final das comemorações do 35º aniversário da sua alternativa, com a atribuição do título de Sócio de Honra |
D. Francisco de Mascarenhas homenageado no encerramento das comemorações do 70º aniversário da sua alternativa |
Fernando de Andrade Salgueiro recebendo das mãos de Andrade Guerra o diploma de Sócio de Honra da Real Tertúlia |
Um aspecto do Almoço de Natal da Real Tertúlia D. Miguel I, ontem, no emblemático restaurante lisboeta "Solmar" |
D. Francisco de Mascarenhas, Dª Marília e João Caetano, Dita Moura Caetano e Paulo Caetano, Ana e Miguel Alvarenga |
Três das maiores Figuras do nosso toureio a cavalo, os Mestres Luis Miguel da Veiga, D. Francisco de Mascarenhas e Fernando de Andrade Salgueiro |
Manuel Andrade Guerra e seu filho, Prof. Baltazar Andrade Guerra |
Dita Moura Caetano, Paulo Caetano e Ana de Alvarenga |
General Almeida Bruno, José Santos, Francisco Farinha e Miguel Alvarenga |
O General Mariz Fernandes, ilustre militar, recordou ontem, em emotivas palavras, a memória do Comandante João Carlos Shearman de Macedo D'Alvarenga, na homenagem póstuma que lhe foi prestada em Lisboa no Almoço de Natal da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I, que teve lugar no emblemático restaurante "Solmar" e contou com a presença de grandes Figuras do toureio a cavalo, tendo três sido também homenageadas - Mestres D. Francisco de Mascarenhas, Fernando de Andrade Salgueiro e Paulo Caetano - de muitos aficionados e também do General Almeida Bruno.
O General Mariz Fernandes evocou "o grande carácter e o grande prestígio militar do Comandante Alvarenga", evocando vários pormenores da sua honrada folha de serviço na Marinha de Guerra, não deixando de frisar a "enorme injustiça que constituiu o seu saneamento, após o 25 de Abril, apenas e só por questão ideológicas". "Era, por isso mesmo, uma pessoa inconformada, polémica e que dizia o que sentia, sem medo, cara a cara", lembrou, destacando a seguir o facto de ter sido também "um grande e entendido aficionado dos toiros".
Logo após esta significativa e emocionante evocação do Comandante João Carlos D'Alvarenga, o presidente da Real Tertúlia, Manuel Andrade Guerra, fez a entrega a seu filho, Miguel Alvarenga, do diploma (ao lado) de Sócio de Honra - o que constituiu uma surpresa para o próprio, que agradeceu, emocionado, as palavras do General Mariz Fernandes e esta bonita homenagem feita à memória de seu Pai.
Depois do almoço, Andrade Guerra anunciou Francisco Godinho Cabral como seu sucessor e próximo presidente da Real Tertúlia D. Miguel I, como ontem aqui noticiámos, e de seguia prestou mais três homenagens a três grandes Figuras do toureio a cavalo: a Paulo Caetano, pelos seus 35 anos de alternativa, concedendo-lhe também o título de Sócio de Honra; a Fernando de Andrade Salgueiro, igualmente honrado com o mesmo título e representando seu falecido Pai, o Dr. Fernando Salgueiro, a quem a Real Tertúlia também rendeu homenagem; e a D. Francisco de Mascarenhas, a quem entregou um diploma especial por ocasião do encerramento das comemorações do 70º aniversário da sua alternativa.
A Real Tertúlia D. Miguel I, que no próximo ano comemora o seu 25º aniversário, e o seu ainda presidente Manuel Andrade Guerra, integraram este ano as Comissões de Honra das homenagens nacionais que foram prestadas, precisamente, a D. Francisco de Mascarenhas, à memória do Dr. Fernando Salgueiro e a Paulo Caetano. Foram a única instituição e a única personalidade que integraram as três Comissões de Honra - um facto de Andrade Guerra ontem recordou.
Francisco Godinho Cabral iniciará funções como novo presidente da Real Tertúlia em 2016 no jantar comemorativo do 25º aniversário.
Fotos M. Alvarenga e Ana de Alvarenga