Francisco Cano ainda fotografou nas praças há nem poucos anos. Morreu esta madrugada com 103 anos de idade |
Em Espanha com Hemingway |
Com Luis Miguel Dominguín |
Francisco Cano foi também promissor novilheiro nos anos 30 |
Francisco Cano com Ava Gardner numa praça de toiros e, em baixo, com o actor Charlton Heston, famoso pelo filme "Ben-Hur", entre muitos mais |
Francisco Cano Lorenza "Cañito", morreu esta madrugada, aos 103 anos de idade. Encontrava-se há três semanas na residência das Hermanitas de los Ancianos Desemparados, na localidade valenciana de Llíria. Na passada segunda-feira, a família de Cano desmentiu que ele tivesse sofrido um ataque cardíaco, informando que o decano dos fotógrafos taurinos estava "estável" e "a recuperar de uma forte pneumonia".
Único fotógrafo que captou em Linares em Agosto de 1947, as trágica imagens - que o celebrizaram mundialmente - da morte do toureiro "Manolete", Francisco Cano conviveu com as maiores figuras do cinema mundial e do toureio (fotos) e em 2006 foi agraciado com a Medalha ao Mérito no Trabalho e em 2014 com o Prémio Nacional de Tauromaquia.
Ao longo de muitos anos de actividade, trabalhou para vários orgãos de informação, entre os quais a famosa revista "Aplausos". Esteve por diversas vezes em Portugal e nomeadamente em corridas na praça do Campo Pequeno e na última Feira do Toiro em Santarém apresentou uma magnífica exposição fotográfica.
Que em paz descanse.
Fotos D.R./aplausos.es