terça-feira, 3 de outubro de 2017

Morreu o emblemático ganadero Victorino Martín



Miguel Alvarenga - Tive a honra de conhecer e privar, ainda que apenas por alguns momentos, com o emblemático ganadero Victorino Martín Andrés, porventura um dos mais importantes e mais relevantes do último século. É desse momento, que nunca esquecerei, a foto aqui ao lado, foi tirada em Madrid no antigo Hotel Reyna Victória, no famoso bar que tinha o nome de "Manolete", que ali fazia o seu quartel-general sempre que toureava em Las Ventas. Era um Homem simples, um Homem do campo, com um desmedido saber sobre o toiro e a arte de tourear. Marcou-me este encontro e a breve conversa que com ele tive.
Curvo-me agora respeitosamente sob a sua memória no momento triste em que Deus o chamou, depois de no último fim-de-semana ter sofrido, aos 88 anos, um acidente vascular cerebral.
A sua derradeira aparição pública ocorreu no passado dia 13 de Setembro na Catedral de Cuenca, quando recebeu das mãos do Rei de Espanha o honroso Prémio Nacional de Tauromaquia concedido pelo Ministério da Cultura em reconhecimento por toda uma vida de êxitos dedicados à ganadaria brava e ao consequente enaltecimento da arte tauromáquica.
Que em paz descanse.

Fotos aplausos.es e D.R.