quinta-feira, 1 de março de 2018

As primeiras novidades (não oficiais): Temporada de Sonho no Campo Pequeno

Vitor Ribeiro pode reaparecer na segunda grande corrida da temporada, a 17
de Maio, com António Telles e Pablo Hermoso. João Moura (foto de baixo)
comemora os 40 anos de alternativa a 7 de Junho acompanhado pelos seus
dois filhos, o sobrinho João Augusto Moura e talvez o debute em Lisboa do
benjamim da dinastia, o cavaleiro amador Tomás Moura


À semelhança do que fazem todos os anos os principais sites de tauromaquia espanhóis em relação aos elencos das suas principais praças, o "Farpas" adianta hoje algumas das composições dos primeiros cartéis da temporada do Campo Pequeno - uma época de sonho! -, apesar de ainda sem confirmação oficial da empresa, que os vai apresentar de hoje a uma semana.

A reaparição do cavaleiro Vitor Ribeiro (foto de cima), após duas temporadas ausente das arenas nacionais, pode ser uma das grandes novidades a anunciar pela empresa do Campo Pequeno de hoje a uma semana, 8 de Março, no acto de apresentação oficial dos primeiros grandes cartéis da temporada lisboeta.
Ainda sem confirmação oficial, Vitor Ribeiro poderá integral o cartel da segunda grande corrida do Abono, a 17 de Maio, com António Ribeiro Telles e Pablo Hermoso de Mendoza.
Rui Fernandes, João Moura Júnior e João Ribeiro Telles, bem como os grupos de forcados de Santarém e de Montemor, com seis imponentes toiros da ganadaria do Dr. António Silva, são os componentes do cartel que abre a temporada a 5 de Abril.
O segundo espectáculo do Abono do Campo Pequeno será a tradicional novilhada que usualmente se realiza em Agosto e desta vez foi antecipada para a noite de sábado 28 de Abril, com elenco formado por três cavaleiros - já certas as apresentações na capital dos praticantes António Prates e Ricardo Cravidão - e quatro jovens novilheiros, bem como três grupos de forcados. Este dia constituirá uma intensa jornada taurina, já que a novilhada (nocturna) será antecedida, à tarde, por um treino dos Forcados Amadores de Lisboa e por uma exibição dos jovens alunos da Academia de Toureio.
Segue-se a já referida corrida de 17 de Maio e a 7 de Junho a corrida comemorativa dos 40 anos de alternativa do Maestro João Moura (na foto ao lado, com Miguel Alvarenga), que pode repartir cartel com seus filhos João Moura Jr. e Miguel Moura e provavelmente também com seu sobrinho, o novilheiro João Augusto Moura - não estando afastada a possibilidade de nesta noite poder fazer o seu debute em Lisboa o mais novo toureiro da dinastia Moura, o cavaleiro amador Tomás Moura. Será um dos grandes acontecimentos da temporada lisboeta.
O mês de Junho terá ainda uma corrida extra-Abono, como esta semana adiantámos, na noite de 21, com cartel formado por seis cavaleiros com méritos confirmados para poderem estar no Campo Pequeno, alguns dos quais aqui não actuam há alguns anos, caso de Marco José, podendo ainda integrar este elenco os cavaleiros Parreirita Cigano e os jovens Gonçalo Fernandes (que confirmaria a alternativa) e Verónica Cabaço.
Julho terá duas corridas, podendo uma delas integrar um "cartel monstro" com os matadores José Maria Manzanares e Morante de la Puebla formando elenco com um cavaleiro e um grupo de forcados. A empresa mantém ainda conversações com os apoderados de Diego Ventura, sendo precisamente essa a razão porque adiou para a próxima quinta-feira, 8 de Março, a apresentação oficial dos primeiros cartéis, que inicialmente esteve agendada para ontem, 28 de Fevereiro.
No mês de Agosto realizar-se-ão três corridas de toiros: a 2, a do Emigrante, com seis cavaleiros e a confirmação da alternativa de David Gomes (que a tomará a 6 de Maio em Vila Franca); a 9, a corrida comemorativa dos 20 anos de alternativa de Rui Fernandes, podendo repetir-se precisamente o mesma cartel do seu doutoramento, com João Moura e Pablo Hermoso de Mendoza; e a 24, uma sexta-feira, poderá ser uma corrida mista.
Em Setembro haverá duas corridas, projectando-se uma delas mista com Juan José Padilla, que fará a sua despedida do público português, podendo alternar com António Ferrera e um cavaleiro.
A temporada do Campo Pequeno, composta por 12 corridas (uma extra-Abono) e uma novilhada, terminará a 11 de Outubro com a tradicional Corrida de Gala à Antiga Portuguesa televisionada pela RTP.
Este ano as corridas iniciam-se às 21h45 e não às 22 horas, como era habitual - e não terão intervalo, podendo os espectadores ir aos bares e às casas de banho no período que intercala o final de uma lide e o início da seguinte. É uma experiência que a empresa vai pôr em prática nos primeiros espectáculos e que poderá ser posteriormente alterada de novo, caso se conclua que não resultou.
Neste momento, a empresa prossegue conversações com as principais figuras do toureio nacional e ainda com algumas das maiores figuras de Espanha com o objectivo de rematar os primeiros cartéis que apresentará já na próxima quinta-feira, 8 de Março, um dia depois de a empresa de Madrid também divulgar todos os elencos da Feira de Santo Isidro.
Um ano depois das comemorações do 125º aniversário da inauguração, o Campo Pequeno vai ter mais uma temporada de sonho!

Fotos Maria Mil-Homens e Emílio de Jesus