quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Rui Bento apodera Palha? Mundo taurino anda em alvoroço!

Francisco Palha e Rui Bento: eles podem formar a grande dupla da
próxima temporada! Para já, não confirmam. Mas também não desmentem...


Vai Rui Bento apoderar Francisco Palha? E Rui Fernandes? E João Telles? E volta também a ser manager de Moura Jr? Diz-se que irá ainda atacar noutras frentes e gerir algumas praças de toiros, fala-se na da Nazaré... Verdades ou apenas rumores? Fomos saber

O meio taurino anda num alvoroço pegado e Rui Bento, antigo matador de toiros, gestor taurino da praça do Campo Pequeno, é o epicentro de todos os rumores.
Depois de ter estado um ano sossegadinho e exclusivamente dedicado à gestão da primeira praça do país, o antigo toureiro já anunciou, pelo menos ao "Farpas", há duas semanas, que em 2019 voltará aos apoderamentos e "com muitas surpresas" (palavras suas) e que pode ainda atacar noutras frentes e ascender à gestão de algumas praças de toiros. Fala-se com insistência na da Nazaré, onde o empresário Fernando dos Santos não tenciona recandidatar-se, ao que consta.
Nos últimos dias, corre também com insistência nos mentideros da Festa que Rui Bento vai apoderar o cavaleiro Francisco Palha, grande triunfador desta temporada e até aqui representado por Rafael Vilhais. Ontem, na festa de aniversário de Vilhais, alguém perguntou isso mesmo ao próprio Palhinha e a sua resposta foi esta: "Até ao final da temporada, Rafael Vilhais é o meu apoderado". E mais não disse. Palha toureia amanhã na Chamusca, domingo em Vila Franca e na próxima quinta-feira no Campo Pequeno. É aí o final da sua temporada. E depois se verá...
Corre também à boca cheia que Rui Fernandes está também a um passo de ser apoderado por Bento, mas que se essa união não se concetizar, pode optar por Ricardo Levesinho, mantendo Andrés Caballero como seu manager em Espanha.
Mas diz-se mais: diz-se que depois de alguns anos de encontros e desencontros, pode ser desta que Rui Bento vai finalmente apoderar João Ribeiro Telles, que este ano e após a morte de "Nené", seu apoderado nas últimas temporadas, optou por manter uma gestão familiar da sua carreira, assegurada por seu próprio pai e por seu tio, José Ribeiro da Cunha.
E há quem vá ainda mais longe e vaticine que Rui Bento pode voltar a unir-se a João Moura Júnior, mantendo-se Benito Moura, seu primo, na equipa de apoderamento.
Anda no ar, isso anda, a impressão de que Rui Bento, para além de se manter, obviamente, no Campo Pequeno, alargará - e de que maneira! - os seus horizontes e, acima de tudo, o seu poder, no próximo ano, apoderando mais do que um cavaleiro e assumindo a gestão de algumas praças de toiros (pode haver grandes e inesperadas surpresas...). Diz-se mesmo que o antigo matador já está a montar uma equipa, um staff de alto nível, para o acompanhar e coadjuvar nesta importante mudança de página.
Hoje mesmo, perguntámos tudo isto a Rui Bento e questionámo-lo sobre todas estas hipóteses de que sa fala e que estão a alvoraçar o meio taurino nacional.
Prudente e ainda reservado, disse-nos:
"É verdade que, como já disse, vou regressar aos apoderamentos no próximo ano, com algumas surpresas e posso também vir a gerir outras praças de toiros. Há várias possibilidades sobre a mesa e neste momento estou a estudá-las meticulosamente. Mas só tomarei decisões depois de finalizar, na próxima quinta-feira, a temporada do Campo Pequeno. Só depois dessa última corrida me debruçarei sobre todas as hipótese, quer de apoderamento, quer de praças".
Vamos ter que aguardar, pelo menos, uma semana. Anda aí muito fumo. E de certeza que haverá grandes fogos!

Fotos Emílio de Jesus e M. Alvarenga