Visivelmente emocionado e com as lágrimas nos olhos, Marcos Bastinhas percorreu ontem os sectores da praça (cheia) de Vila Franca nas cortesias, recebendo do público o carinho e a solidariedade naquela que era a sua estreia como cavaleiro de alternativa na "Palha Blanco" e também a sua primeira actuação desde a morte de seu pai, no último dia do ano passado. Uma tarde carregada de emoções.
Lidou o segundo novilho-toiro da tarde, da ganadaria Prudêncio, de excelente nota e que foi receber, com ousadia e atitude, à porta dos curros, depois de um emotivo brinde aos céus no centro da praça e de ter deixado o chapéu na arena.
Depois agigantou-se, alegrou-se e foi protagonista de uma lide memorável, iniciada com dois ferros compridos de poder a poder, dando toda a prioridade ao oponente. Nos curtos, mandou e templou ladeando a investida franca do exemplar de Prudêncio, cravando ferros de muito boa nota, com vistosos remates, terminando com a marca da casa, o par de bandarilhas, o salto do cavalo, a apoteose total - e a recordação da memória daquele que foi uma das maiores e mais importantes figuras do toureio a cavalo no último século, o nosso querido Joaquim Bastinhas.
Um início de temporada brilhante para Marcos Bastinhas, uma grande homenagem à memória de seu pai e a conquista de Vila Franca, um público que nunca foi muito adepto do Maestro e que ontem se rendeu à verdade e à arte do toureio do jovem Marcos - que se impõe agora ser repetido esta temporada na "Palha Blanco". Por tudo.
Ficam, sem mais comentários, as imagens de Maria João Mil Homens daqueles que foram ontem os momentos mais emotivos e mais marcantes do festival em Vila Franca, suspenso ao terceiro toiro pela chuva e em que se despediu das arenas o consagrado bandarilheiro David Antunes.
Mais logo, publicaremos todas as restantes fotos.
Fotos Maria Mil-Homens