quarta-feira, 3 de abril de 2019

Figurões de Espanha no festival deste sábado na Chamusca

Francisco Rivera Ordoñez "Paquirri", Morante de la Puebla e "El Cid" toureiam
no próximo sábado no festival que dá o arranque para as comemorações
dos 100 anos da praça de toiros da Chamusca


O primeiro grande espectáculo tauromáquico, realizado no âmbito das comemorações do Centenário da Praça de Toiros da Chamusca, é já no próximo sábado, dia 6 de Abril, às 16h00. Trata-se de um Festival Taurino de Beneficência a favor da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca que vai juntar em praça três grandes matadores de toiros espanhóis e um jovem novilheiro português, e ainda um cartel de luxo de quatro cavaleiros portugueses, aos quais se juntam os valentes forcados dos dois grupos do concelho da Chamusca.
O Festival Taurino dá o arranque oficial da temporada tauromáquica na Chamusca que, em 2019, promete grandes espectáculos para assinalar o Centenário da Praça de Toiros, que foi inaugurada a 3 de Agosto de 1919.
No próximo sábado vão estar em praça os matadores espanhóis Francisco Rivera Ordóñez “Paquirri”, Morante de la Puebla Manuel Jesús “El Cid”, e ainda o jovem novilheiro português Vasco Veiga.
No toureio a cavalo vão estar quatro cavaleiros de renome, pais e respectivos filhos, a lidarem a duo dois dos seis toiros em praça: António Ribeiro Telles e António Ribeiro Telles (filho); João Salgueiro (que reaparece nas arenas) e João Salgueiro da Costa.
Nas pegas vão estar os dois grupos da Chamusca: os Forcados Amadores da Chamusca, que completam este ano o 45º aniversário, e os Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, que completam o 35º aniversário.
Os seis novilhos-toiros a ser lidados são gentilmente cedidos pelos ganadeiros David Ribeiro Telles, Rosa Rodrigues, Manuel Veiga, Manuel Assunção Coimbra e Manuel Calejo Pires.

Fotos D.R.