De entre as muitas e diversificadas festividades do concelho do Sabugal, a Capeia destaca-se pela sua singularidade e originalidade – utilização do forcão na lide do touro bravo - e pelo facto de ser uma manifestação comum a muitas localidades. A Capeia é, assim, a expressão de cultura popular aglutinadora de uma identidade territorial mais abrangente que o espaço da comunidade do sítio.
Registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, a Capeia Arraiana é a expressão mais enraizada da cultura sabugalense e que dá aos raianos um forte sentido de pertença, um orgulho ímpar e um sentido de comunidade.
Nas 13 localidades onde a prática está ativa sente-se intensamente a poeira que se cola ao suor nas correrias dos encerros, a adrenalina na 'espera do boi da prova', a ansiedade da Capeia e uma certa nostalgia do desencerro; é um pouco dessa alegria, da muita paixão, dos nervos à flor da pele, das emoções e sentimentos fortes, que vamos ver na praça de toiros do Campo Pequeno, no próximo sábado, dia 8 de Junho às16h30, na 40.ª Capeia Arraiana da Casa do Concelho do Sabugal.
A 1ª Capeia Arraiana no Campo Pequeno aconteceu a 4 de Junho de 1978 (cartaz ao lado).
Foto D.R.