domingo, 4 de agosto de 2019

António Telles ganha prémio da mellhor lide nos 100 anos da praça da Chamusca



A poucas horas de rumar aos Açores, onde vai tourear amanhã, segunda-feira, na corrida das Festas da Praia na Monumental de Angra do Heroísmo e no próximo fim-de-semana na Feira da Graciosa, o Maestro António Ribeiro Telles ganhou ontem à noite o prémio da melhor lide na corrida de praça cheia de comemoração do centenário da praça de toiros da Chamusca.
Francisco Montoya, dos Amadores do Aposento da Chamusca, ganhou o troféu da melhor pega (terceira da noite, com uma grande ajuda do cabo Pedro Coelho dos Reis); o prémio da melhor brega foi outorgado ao veterano João Ribeiro "Curro", da quadrilha de Telles; e os troféus do concurso de ganadarias foram ganhor pelos toiros de Rosa Rodrigues (bravura) e Manuel Veiga (apresentação). O júri que atribuiu os troféus estava composto por Vasco Lucas, Carlos Empis e António Poeira.
A corrida decorreu em ritmo muito agradável e com grandes actuações também dos Maestros João Moura e Rui Salvador.
Nas pegas estiveram os grupos de forcados amadores de Lisboa (com duas pegas à primeira por Tiago Silva e António Galamba), da Chamusca (Miguel Santos à primeira no segundo toiro da noite o cabo Nuno Marecos a salvar a honra do convento no quinto da ordem, pegando-o na sua primeira tentativa, que foi a quinta, depois de duas de Pedro Caldeira e outras duas de Hélder Delgado) e Aposento da Chamusca (Montoya e João Diogo, ambos à primeira).
Lidaram-se toiros, por esta ordem, de Vale do Sorraia, Manuel Coimbra, Manuel Veiga, Rosa Rodrigues, Calejo Pires e Ribeiro Telles.

Fotos Frederico Henriques/Arquivo e D.R.