Francisco Rivera "Paquirri" fotografado na praça do Campo Pequeno em Julho de 1968 pelo então jovem aficionado Miguel Alvarenga, ao tempo com 10 anos de idade |
Momento da fatídica cornada, há 35 anos, na arena de Pozoblanco |
Quando era transportado para a enfermaria |
Foi um dos grandes toureiros do século XX e também um dos últimos ídolos do público do Campo Pequeno - Francisco Rivera "Paquirri" morreu há 35 anos, vítima de cornada fatal na praça de Pozoblanco (Córdoba), a 26 de Setembro de 1984. João Moura toureara na mesma arena na véspera (cartaz à direita).
Na memória de todos ficam as imagens do toureiro deitado na marquesa na enfermaria da praça de Pozoblanco, perfeitamente consciente da gravidade da situação, acalmando tudo e todos, dizendo ao médico que tinha duas cornadas e que ficava nas suas mãos.
"Paquirri" morreu quando era transportado de ambulância para um hospital de Córdoba. A enfermaria da praça de Pozoblanco não estava dotada para fazer face a uma cornada tão grave. Tudo mudou nas enfermarias das praças de Espanha a partir daí.
Francisco Rivera "Paquirri", pai dos também matadores de toiros Francisco Rivera Ordoñez e Cayetano Ordoñez (que este ano toureou em Lisboa), era ao tempo casado com a cantora Isabel Pantoja, depois de o ter sido em primeiras núpcias com a filha do matador António Ordoñez, Carmen.
Fotos M. Alvarenga e D.R.