segunda-feira, 17 de agosto de 2020

José Gonçalves: o empresário que fez justiça ao passado histórico do Maestro Moura

Miguel Alvarenga - Num ano de toiros atípico, em que temos que andar todos "mascarados" e as praças só podem utilizar metade das suas lotações, mas sobretudo num ano em que a maioria das empresas "deixou em casa" o Maestro dos Maestros, João Moura, temendo certamente a reacção do público face à história dos galgos, indiferente ao seu passado histórico, à figura que foi e continua a ser - veja-se a apoteose do ano passado em Elvas! -, tenho que me levantar e aplaudir a atitude do empresário José Gonçalves, até ao ano passado um ilustre desconhecido do grande público aficionado, apenas conhecido de alguns por acompanhar há largos anos, pela amizade que os une, o cavaleiro João Salgueiro e que na temporada passada tomou as rédeas da praça de Vila Nova da Barquinha, repondo-a no roteiro anual dos nossos aficionados mercê da seriedade e da aficion com que ali tem montado os seus cartéis.

E quando todos, em nome do politicamente correcto, como que o condenando antecipadamente na praça pública pelo triste episódio dos galgos - pelo que terá que pagar um dia -, o puseram de parte e o deixaram de contratar nesta temporada, José Gonçalves teve a coragem de aos costumes dizer nada e de anunciar esta manhã o Maestro Moura como cabeça de cartaz da Tourada Real que a 12 de Setembro vai levar a efeito na Barquinha.

"Sei que vou levar na cabeça, sei que me vão chamar nomes, até nunca fui muito mourista, todos os que me conhecem neste meio sabem que sempre fui salgueirista, mas não aceito que estejam a pôr de parte um Toureiro como João Moura e por isso considerei que era chegada a hora de fazer justiça a todo o seu passado histórico, independentemente do triste episódio de os galgos, que condeno, como todos condenamos. Mas uma coisa não tem a ver com a outra", disse-me há dias.

"Podem chamar todos os nomes a João Moura pela história dos galgos. Foi um episódio condenável e lamentável, ninguém diz o contrário. Mas vamos por isso esquecer uma Figura e um Toureiro que foi o grande responsável pela revolução e pela inovação do toureio a cavalo e é, ainda e sempre, a maior referência do toureio equestre a nível mundial?", questiona o empresário José Gonçalves

E garante que "haja o que houver", o Maestro vai regressar às arenas no próximo dia 12 de Setembro na Barquinha, ao lado de Luis Rouxinol e Marco José (que comemora 25 anos de alternativa) frente a toiros da ganadaria Monte Cadema.

José Gonçalves é advogado de profissão, empresário tauromáquico por aficion e é natural da aficionada vila da Chamusca, onde reside. Um homem decidido. E sem meias tintas.

Fotos D.R.

José Gonçalves: um empresário decidido, corajoso e sem meias tintas
Dois Reis em 1977 na Monumental de Madrid