"Senhora ministra. que tristeza, acorde para a vida, não esteja morta. Viva!" - foi o apelo emocionado lançado esta terça-feira por um dos mais consagrados actores nacionais, Rui de Carvalho, junto ao Palácio da Ajuda, no decorrer do protesto "um drink de copo vazio", organizado pela plataforma Convergência pela Cultura e motivado pela ausência de respostas do Governo ao sector da Cultura.
"Tudo o que nos rodeia é Cultura, portanto temos de ter uma ministra à altura da Cultura que nós merecemos, assim não!", disse ainda o actor, de 93 anos, recordando que nos seus 78 anos de carreira nunca teve um responsável pela pasta "tão mau".
O protesto reuniu uma centena de profissionais do sector cultural (a Tauromaquia, infelizmente, não esteve representada) num "brinde à ignorância da ministra" Graça Fonseca.
A plataforma emitiu um comunicado público dirigido a António Costa, onde considera que o primeiro-ministro "está muito mal informado em relação à Cultura" e frisando que o maior vazio diz respeito à "falta de seriedade, de ética e de transparência" na adopção de medidas apresentadas pelo Governo.
Foto portalcascais.com