A maior praça de toiros do mundo, a Monumental Plaza México, com capacidade oficial para 41.262 espectadores sentados, existindo no entanto registos de que em dias pontuais terá albergado entre 45 a 50 mil, assinala hoje o 75º aniversário da sua inauguração - de maneira silenciosa e triste. Pela primeira vez em 26 anos não se realizará uma das corridas mais emblemáticas e mais importantes da sua temporada, a tradicional corrida de aniversário, que foi criada pelo empresário Rafael Herrerías.
A Monumental do México foi inaugurada a 5 de Fevereiro de 1946 com uma corrida em que os matadores mexicanos "El Soldado" e Luis Procura e o mítico diestro espanhol Manuel Rodríguez "Manolete" fizeram o primeiro paseíllo em tão majestoso recinto.
O matador de toiros Manuel dos Santos foi um dos maiores ídolos da Plaza México e é o único toureiro luso que tem, junto às de outros mexicanos e espanhóis, uma estátua no exterior da praça. Como há dias aqui recordámos, na tarde de 29 de Janeiro de 1950, o famoso toureiro português cortou as duas orelhas e os dois rabos aos dois toiros que enfrentou, deixando em perfeito delírio os cerca de 50 mil espectadores que nesse dia enchiam a maior praça de toiros do mundo. No final, saíu em ombros e conquistou o troféu "Rosa Guadalupana" (foto de baixo).
Fotos D.R.