O alcalde da cidade fronteiriça de Olivença, Manuel José González Andrade, desmentiu as notícias que circularam recentemente sobre uma possível celebração da tradicional Feira de Março depois da Páscoa.
“Nunca pensámos desde o Ayuntamiento celebrar a feira em qualquer data de Abril ou depois da Páscoa. A feira foi suspensa, como não poderia ser de outra forma, e é verdade que deixamos a porta aberta para festejá-la noutra altura do ano, mas sempre a depender da situação de saúde e sem definir uma data específica”, afirmou o autarca, deixando bem claro que "não apoiará de forma alguma um evento com estas características até que não haja risco para a saúde, por mínimo que seja”.
González Andrade considerou “inconveniente” falar sobre este assunto em meio da pandemia, mas, diante das informações que circularam nos últimos dias, preferiu fazê-lo: "Em consequência de quase mil infeções, parecia muito inconveniente e até um tanto desrespeitoso falar publicamente sobre a Feira do Toiro deste ano de 2021 ”.
No entanto, o autarca reconhece a força que tem a Festa dos Toiros na localidade: “Além das pessoas que vêm para as corridas de qualquer parte da Espanha ou de países como Portugal, França ou México, a feira do toiros é um ponto de ajuda a Olivença“, reafirmando que todos estão “plenamente conscientes do que esta feira significa para Olivença“.
Foto M. Alvarenga