domingo, 14 de março de 2021

Certame internacional de novilhadas CART/2021 arrancou ontem no México

Diogo Peseiro, Sérgio Nunes e Duarte Silva (atrás, à esquerda)
representam Portugal no certame internacional de novilhadas 
que ontem foi inaugurado no México

No dia de ontem à tarde foi realizado o magno evento de inauguração do CART, o certame internacional de novilhadas que vai decorrer durante dois meses em Guadalajara, no México. Evento de gala onde se apresentaram à imprensa e ao público em geral os 60 jovens novilheiros que farão parte desta grande experiência. Portugal, como se sabe, está representado pelo novilheiro Diogo Peseiro e pelos novilheiros aspirantes Sérgio Nunes e Duarte Silva, bem como pelo matador de toiros Manuel Dias Gomes, que integra a Comissão de Coordenação do certame, cujo director artístico é o matador espanhol Juan José Padilla.

De mãos dadas com o director artístico do ciclo, o Maestro Juan José Padilla, realizou-se na praça de tentas do CART, um desfile das Nações para apresentar cada um dos jovens novilheiros vindos de Espanha, Portugal, Colômbia, Equador, Peru e do México


Em emotivo discurso, Juan José Padilla apontou: “Quero agradecer a toda a equipa do CART por terem feito um esforço incrível para levantar por diante este sonho dos empresários Juan Pablo Corona e Pablo Moreno. Tenho a certeza que este projecto passará para a História da Tauromaquia e sempre será lembrado".


Depois realizou-se uma tenta onde participaram os matadores Tomás Cerqueira, Manuel Dias Gomes, Oliver Godoy Juan de Castilla, que formam a equipa de Coordenação juntamente com Antonio Santos e Javier Castañeda, o preparador físico, os quais serão o contacto entre os novilheiros e o Conselho Directivo. Durante a tenta, os novilheiros ficaram muito atentos à lide dos toiros de Pablo Moreno, os quais deram bom jogo e permitiram o triunfo dos quatro matadores.


Uma vez terminada a tenta, foi realizada uma refeição, convívio no qual foi apresentado o tema oficial “Alma de Toureiro” na voz do artista tapatío Ro Hernández. Neste evento encontravam-se várias personalidades do mundo taurino, destacando-se a presença do Maestro Eloy Cavazos, que em futuras datas retornará às instalações do CART para ter uma magna palestra com os novilheiros. 


O director académico, António Casanova, explicou a importância sobre a formação de valores nos jovens novilheiros no mundo actual e como isso repercute na sociedade. Minutos depois o diretor do CART e o director académico honorário adjunto, Pedro Alonso, também presente, falaram sobre a importância de ter um projecto que apoie o desenvolvimento dos futuros valores da Festa Brava e o como tendo uma formação integral pode ter resultados muito positivos pessoais e profissionais.


Para fechar com alfinete de ouro o evento, foi organizado um leilão de arte taurina, no qual todo o dinheiro que foi arrecado é para o apoio dos novilheiros durante a sua estadia no Centro de Alto Rendimento Taurino - iniciativa que constituiu um total sucesso.


Imprensa Casa Toreros/David Serrato


Fotos Casa Toreros


Dois momentos da templada e aplaudida faena de Manuel
Dias Gomes ontem na festa de inauguração oficial do CART