Com 73 anos, morreu ontem em Querétaro (México) o matador de toiros Ernesto San Román "El Queretano". Estava hospitalizado há alguns dias devido a problemas hepáticos e renais derivados de uma hepatite C que sofreu há mais de trinta anos em consequência de uma transfusão de sangue que recebeu depois de uma grave cornada.
Ernesto San Román era natural da cidade de Querétaro, onde nasceu a 18 de Fevereiro de 1948. Tomou a alternativa na praça de toiros da sua cidade a 19 de Fevereiro de 1967, apadrinhado pelo espanhol Joaquín Bernardó, com o testemunho de Sebastián Martín "Chanito" e confirmou-a em Las Ventas, Madrid, a 30 de Agosto de 1971. Na Monumental do México, confirmou também a alternativa em 28 de Fevereiro de 1971, apadrinhado pelo matador sevilhano Pepe Luis Vásquez, com o testemunho de Joaquín Bernardó, que fora o padrinho do seu doutoramento.
Foi o percursor de uma dinastia de toureiros, hoje representada por sua neta Paola San Román e pelo seu sobrinho neto Diego San Román. Também foram toureiros os seus irmãos Agustín e Jorge, o seu filho Ernesto e os seus sobrinhos Jorge, Juan Carlos, Gerardo e Óscar San Román, este último bem conhecido do público português, por ter vivido e toureado muito no nosso país na década de 80.
Que em paz descanse.
Foto altoromexico.com