Francisco de Manuel, novilheiro madrileno que já abriu em duas ocasiões a porta grande da Monumental de las Ventas e é uma das mais firmes promessas da actualidade, esteve este semana a tentar na ganadaria Nuñez de Tarifa (anteriormente chamada Benjumea) na quinta "Barahona", no município de Beja, onde lidou dois toiros e duas vacas de excelente nota e que permitiram avaliar a grande forma em que o toureiro se encontra para a presente temporada.
O jovem diestro é filho do antigo novilheiro venezuelano Manolo Fuentes, que foi apoderado por Gonzalito, o famoso taurino que esteve muitos anos ao lado do Maestro Vitor Mendes e que o lançou em Espanha.
Francisco de Manuel, que esteve nesta tenta acompanhado pelo consagrado bandarilheiro português João Pedro Silva (Açoriano), é apoderado por um dos últimos grandes românticos da Festa, o antigo novilheiro José Maguilla "El Gallo de Morón", toureiro que deu que falar na década de 80 e que um dia protagonizou um episódio histórico: foi a pé de Madrid (chegou a cortar uma orelha em Las Ventas e actuou várias vezes ao lado do também então novilheiro luso Paco Duarte) até Sevilha, com uma pesada cruz às costas, para pedir uma oportunidade ao célebre empresário Canorea para pisar o mítico ruedo da Real Maestranza.
Posteriormente e quando se retirou das arenas, "El Gallo de Morón" (natural de Morón de la Frontera) dedicou-se a descobrir e lançar toureiros. O mais célebre foi o matador Manuel Jesús "El Cid". Hoje apodera Francisco de Manuel.
Fotos D.R./Califa de Aragua/Facebook
Francisco de Manuel com "El Gallo de Morón", seu apoderado |
"El Gallo de Morón" nos anos 80 em Madrid, onde cortou uma orelha |
O consagrado bandarilheiro João Pedro Silva coadjuvou as faenas de Francisco de Manuel na tenta da ganadaria Nuñez de Tarifa (ex-Benjumea) esta semana em Beja |