O Governo decidiu retomar a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim-de-semana, anunciou a ministra do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, justificando que a medida serve para “procurar conter o aumento de incidência” que se tem vindo a registar. A proibição entra em vigor a partir das 15h00 de amanhã, sexta-feira.
O Governo anunciou ainda que certifcado digital da covid-19 vai substituir a obrigatoriedade de testes em eventos.
Há ainda 20 concelhos em situação de alerta: Alcochete, Águeda, Almada, Amadora, Barreiro, Grândola, Lagos, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.
E há 10 concelhos que não avançam no plano de desconfinamento: Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã, Sintra e Sesimbra. Nestes concelhos que não avançam no desconfinamento o encerramento dos cafés e restaurantes tem de ocorrer até às 22h30.
A ministra da Presidência anunciou que quatro concelhos avançam no desconfinamento, sendo eles Alcanena, Paredes de Coura, Santarém e Vale de Cambra.