segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Momentos de Glória de Duarte Fernandes ontem em Arles na corrida da sua marcante alternativa

Não diremos que nasceu uma estrela, porque já tinha nascido há uns anos e há algumas temporadas que os aficionados acompanham, com atenção e justificada expectativa, o trajecto do jovem cavaleiro Duarte Fernandes, mais baseado (como seu tio, nos seus princípios) em arenas de Espanha e França, mas que esta quinta-feira se apresenta na importante Feira da Moita.

Ontem em Arles (França), não nasceu propriamente uma estrela, antes se confirmou o valor e a raça de um jovem que promete nos próximos tempos marcar a diferença - tal como o fez seu tio nas últimas três décadas.

Há um novo Fernandes na tauromaquia. Com um estilo próprio, sem querer imitar ninguém, mas, obviamente, fazendo jus à arte, à garra e à toureria da fonte onde bebeu as primeiras águas.

Duarte tomou ontem a alternativa no importante e emblemático cenário do antigo Coliseu Romano de Arles - mas as leis nacionais (que são tão estranhas...) não validam este doutoramento e obrigam a que tome outra alternativa (provavelmente no próximo ano) em Portugal. Um médico ou um engenheiro ou um arquitecto que se forme além-fronteiras, pode exercer legal e legitimamente a sua profissão em qualquer parte do mundo. Mas um cavaleiro tauromáquico que receba a alternativa noutro país... tem que depois receber outra em Portugal. Estranho demais para ser verdade...

Mas também pouco importa. Duarte Fernandes reafirmou ontem o seu desmedido valor e sua rara intuição na arena de Arles. Há-de confirmá-lo em arenas nacionais. E vai já fazê-lo esta quinta-feira na Moita.

Ontem cortou duas orelhas, uma a cada um dos toiros de Los Espartales que lidou emotivamente - e saíu apoteoticamente em ombros com seu tio Rui Fernandes (que cortou duas orelhas) e com o genial Diego Ventura (que cortou duas orelhas e rabo), juntamente com o maioral da ganadaria espanhola.

As fotos que aqui ficam atestam a verdade, a emoção e a ousadia com que Duarte Fernandes triunfou ontem na sua alternativa.

Fotos Arjona e Justine Messina

Irene Ventura e Rocío, mãe e Mulher de Diego Ventura, 
assistiram à corrida com Pi Caldeira, Mulher de Rui Fernandes,
tia de Duarte