A empresa Tertúlia Óbvia, de José Luis Zambujeira e João Anão Madureira, anunciou esta manhã numa conferência de imprensa que teve lugar nos claustros da praça de toiros "Amadeu Augusto dos Santos" os seus plano para a primeira temporada como gestora da importante Monumental do Montijo - onde estão também, em parceria, os empresários Luis Miguel Pombeiro e Luis Pires dos Santos.
O único elenco que hoje foi anunciado/confirmado e que era já do domínio público, foi o da magnífica corrida de abertura da temporada, a 14 de Maio, com toiros da ganadaria Passanha e cartel composto pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendoza e Marcos Bastinhas, não tendo ainda sido divulgado quais os grupos que pegarão.
A conferência de imprensa foi apresentada pelo crítico taurino local José Cáceres, que esteve na mesa (foto de cima) acompanhado pelos empresários Zambujeira e Anão Madureira, pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia (proprietária da praça), Ilídio Massacote e ainda pelo cavaleiro Luis Rouxinol, que este ano comemora os 35 anos de alternativa e vai ser por isso mesmo homenageado numa das corridas da temporada nesta que é uma das suas praças talismã.
A Tertúlia Óbvia anunciou ainda as restantes datas das corridas na Monumental do Montijo: a 2 de Julho a tradicional corrida das festas de São Pedro (que terá um cartel internacional de seis cavaleiros), a 29 de Julho a corrida comemorativa dos 35 anos de alternativa de Luis Rouxinol (cujo cartel, embora não oficializado esta manhã, será composto pelos dois Rouxinóis e os dois Fernandes, Rui e o sobrinho Duarte) e ainda uma corrida no mês de Setembro de homenagem póstuma ao grande forcado montijense José Luis Figueiredo.
A empresa anunciou também os toureiros (cavaleiros), os grupos de forcados e as ganadarias que já estão contratados para a temporada montijense, em que não está projectada a presença de nenhum matador de toiros - e é pena.
E são eles: os cavaleiros Andrés Romero (rejoneador espanhol), António Ribeiro Telles, o praticante Duarte Fernandes, Emiliano Gamero (rejoneador mexicano), Gilberto Filipe, João Moura Caetano, Luis Rouxinol, a praticante Mara Pimenta, Marcos Bastinhas, Pablo Hermoso de Mendoza, Luis Rouxinol Jr. e Rui Fernandes; os grupos de forcados da Tertúlia do Montijo, Amadores do Montijo, Barrete Verde de Alcochete, Amadores da Moita, Amadores do Ribatejo, Amadores de Cascais e Amadores Académicos de Coimbra: e as ganadarias Canas Vigouroux, Ernesto de Castro, Passanha e Varela Crujo.
Fotos Tiago Caeiro e Mário Pereira/Facebook
Os dois empresários ladeando os representantes dos grupos de forcados que esta temporada actuarão no Montijo |
José Luis Zambujeira com os jovens cavaleiros praticantes Duarte Fernandes e Mara Pimenta |
Rui Fernandes, João Anão, José L. Zambujeira, Emiliano Gamero e Duarte Fernandes |
Os empresários com a filha e a viúva do saudoso forcado José Luis Figueiredo, que terá homenagem póstuma numa corrida em Setembro |
O rejoneador mexicano Emiliano Gamero com Mário Pereira, glória dos forcados montijenses |