João Pedro Oliveira, cabo do grupo de forcados Amadores de Évora, fala das suas expectativas para a corrida do próximo sábado, 10 de Setembro, na Nazaré (última da temporada), onde vai repartir cartel com os Amadores do Cartaxo frente a toiros da ganadaria Herdeiros de Manuel Assunção Coimbra.
- Enquanto cabo do grupo, qual é o sentimento de voltar a pegar na praça de toiros da Nazaré?
- O sentimento é de grande responsabilidade e de alegria. Passados 14 anos, o Grupo de Évora está de volta a uma das praças mais carismáticas de Portugal e, obviamente para qualquer Grupo de Forcados que se preze, não quer estar tanto tempo de fora a ver outros pegar numa praça tão bonita e actuar para uma aficion tão especial.
- Estando já no mês de Setembro, qual o balanço da vossa temporada?
- Um balanço positivo, com um número de corridas aceitável para a exigência do Grupo de Évora. Obviamente, queremos sempre pegar o maior número possível de espectáculos, mas a presença em praças e datas importantes do panorama taurino nacional é um indicador que reflecte o momento que o Grupo atravessa e a confiança que os promotores e empresários taurinos depositam em nós para estar nessas corridas.
- Sendo a Nazaré uma praça tão especial e com um público tão caloroso e festivo, quais são as vossas expectativas para a noite de 10 de Setembro?
- Temos pelo menos a obrigação de corresponder ao apoio incondicional que o público da Nazaré tem para com os artistas em praça, esse é o nosso dever. É um público peculiar pelo seu carinho e emoção que faz esta praça ser especial. A partir daí, penso que a nossa maior expectativa é desfrutar das três pegas aos toiros que teremos pela frente com classe, garra e união de sempre.
- De que forma e com que argumentos convidaria os aficionados e o público em geral a assistir à corrida do dia 10 de Setembro?
- Tratando-se da última corrida da temporada nesta praça, apelo a que todos os aficionados e apoiantes do grupo coloquem no seu destino a praça de toiros da Nazaré para passar uma grande noite de toiros. Uma corrida que terá uma forte exaltação aos costumes e tradições do nosso Portugal com a Procissão das Velas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré e aos Pescadores, Fado, Toiros, Toureiros e Forcados... mais orgulho do que no dia 10 de Setembro para nos sentirmos portugueses de verdade não existe. Contamos com todos!
Fotos D.R.