sábado, 22 de outubro de 2022

Passagem de testemunho na corrida de S. Pedro de 2023: José Maria Caeiro sucede a João Pedro Oliveira na chefia do GFA de Évora

José Maria Caeiro vai suceder a João Pedro Oliveira (ambos na foto de cima) no comando do grupo de forcados Amadores de Évora - que esta manhã anunciou em comunicado nas redes sociais a mudança de cabo na próxima temporada, ocorrendo a mesma na tradicional corrida de São Pedro em Évora.

No comunicado, o GFA de Évora informa que "o atual cabo João Pedro Oliveira 'Guga', após 16 anos como elemento activo do Grupo de Évora, dos quais os últimos 6 anos como Cabo, decidiu ter chegado o seu momento para se retirar como forcado activo do nosso grupo. Reconhecido por todos pela sua dedicação, amizade, exigência, valentia e cunho inovador, decidiu que este era o momento oportuno para passar o testemunho e a liderança do Grupo de Forcados Amadores de Évora".

Esta manhã, o Grupo realizou uma reunião magna (foto de baixo) com a presença dos seus 43 elementos actuais e dos antigos cabos João Pedro Rosado e António Alfacinha, sendo José Maria Caeiro eleito por votação dos actuais forcados para suceder a João Pedro Oliveira.

José Maria Mendes Pinto Tavares Caeiro nasceu em Évora no dia 16 de Outubro de 1996, tem 26 anos de idade. Desempenha funções de auxiliar veterinário na empresa Vetheavy. Fardou-se pela primeira vez em Albufeira no dia 17 de Junho de 2012. Desde que nasceu está intimamente ligado ao campo e é apaixonado pelas suas gentes e tradições. Forcado consolidado e polivalente, é actualmente uma das referências da sua geração.


"Reconhecido pela sua humildade e sensatez, amigo do seu amigo, rege-se pelos princípios e valores que se enquadram na íntegra daquilo que é a linha matriz do Grupo de Évora e que foram determinantes para a sua escolha como novo cabo", lê-se no comunicado do Grupo.


José Maria Caeiro será assim o 7º cabo do consagrado GFA de Évorafundado em 1963 pelo saudoso João Nunes Patinhas (que o capitaneou até ao ano de 1989) e que teve depois a liderá-lo grandes forcados como o também saudoso João Pedro Oliveira (pai), entre 1989 e 2001, João Pedro Rosado (2001-2008), Bernardo Patinhas, filho do cabo fundador (2008-2011), António Alfacinha (2011-2017) e João Pedro Oliveira (2017 a 2023).


Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e GFA de Évora/Facebook