António Ferrera sofreu um traumatismo crânioencefálico ao ser colhido pelo segundo toiro do seu lote no sábado na praça mexicana de Juriquilla quando saltou a trincheira depois de cravar um par de bandarilhas e foi alcançado pelo oponente, que lhe provocou um forte golpe na cabeça do lado esquerdo.
O matador espanhol foi conduzido à enfermaria, onde recuperou, regressando à arena, onde o público o recebeu aos gritos de "torero! torero!".
Ferrera, que convidara o matador mexicano Leo Valadez a partilhar consigo o tércio de bandarilhas, realizou depois (com a cabeça ligada) uma brilhante faena de muleta, que brindou ao empresário Arturo Torres Landa.
O toureiro sofreu, como atrás referimos, um traumatismo crânioencefálico com duas feridas paralelas na parte parietal esquerda de 4 centímetros cada uma, levando quinze pontos de sutura, além de uma ferida no pé direito.
Lidaram-se toiros de José Garfias e António Ferrera foi ovacionado não seu primeiro toiro, cortando as duas orelhas ao segundo (em que sofreu o acidente), tendo repartido cartel com os matadores mexicanos Leo Valadez (silêncio e duas orelhas), Diego San Román (palmas e duas orelhas) e Isaac Fonseca (orelha e orelha).
Fotos Emílio Méndez/Tendido 5