Após dez anos retirado das arenas, o cavaleiro Rui Santos vai reaparecer no festival taurino de beneficência que a 1 de Maio se realiza em praça portátil na localidade de Livramento (Mafra) - festejo promovido pelo empresário António Pedro Vasco a favor da jovem Daniela Silvestre, que sofreu um acidente e ficou tetraplégica.
Rui Santos tomou a alternativa na infelizmente desaparecida praça de toiros da Póvoa de Varzim (foto de cima) em 22 de Julho de 2001 na V Corrida TV Norte, organizada pelo saudoso empresário Manuel Gonçalves em parceria com a Casa do Pessoal da RTP.
Foi seu padrinho Joaquim Bastinhas e testemunharam a alternativa Rui Salvador, Pedro Franco, João Cerejo e Rui Fernandes e os forcados de Vila Franca e Alcochete, com toiros de Brito Paes.
Rui Santos toureou pela última vez a 16 de Junho de 2013 no Canadá, numa praça instalada no Downsview Park em Toronto, numa corrida integrada nas comemorações do Dia de Portugal, em que alternou com a cavaleira Joana Andrade e o matador Luis Vital "Procuna" e com os forcados de Coruche e os do Canadá.
A sua última actuação em Portugal foi em 2010 num festival na praça da Terrugem (Elvas).
No dia 1 de Maio no festival de Livramento, Rui Santos reparte cartel com os cavaleiros Ana Rita, Parreirita Cigano e David Gomes e com os matadores António João Ferreira e João Diogo Fera, estando as pegas a cargo de quatro grupos de forcados: Ribatejo, Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Caldas da Rainha e Póvoa de São Miguel.
Lidam-se novilhos-toiros das ganadarias António Charrua, Irmãos Dias e Falé Filipe.
Pode reservar os seus bilhetes pelos telefones 917 725 008 ou 966 365 991.
Foto Emílio de Jesus/Arquivo