Uma das raras ministras válidas de um (des)Governo há muito chumbado pelos portugueses, Ana Mendes Godinho (titular da pasta do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social) foi ontem a oradora convidada do almoço do International Club of Portugal, realizado no Hotel Sheraton, em Lisboa - e onde Miguel Alvarenga e Rui Bento voltaram a ser os representantes do mundo tauromáquico no evento da prestigiada instituição presidida pelo muito aficionado e antigo toureiro amador Manuel Ramalho.
Ontem com a agenda acelerada, pois tinha que estar cedo na Assembleia da República pelo facto de o Chega apresentar uma moção de censura ao Executivo, Ana Mendes Godinho discursou no final do almoço e fez um breve balanço dos anos da pandemia numa intervenção que estava subordinada ao tema "Agenda do Trabalho Digna".
Simpática, sempre sorridente e bem disposta, a ministra de que ninguém diz mal anunciou ontem que fora assinada na véspera a portaria que permite que até 22 euros por mês as despesas relacionadas com teletrabalho estão isentas de contribuições e de IRS e este valor pode ser majorado em 50% se fizer parte de negociação coletiva entre empregadores e trabalhadores. E essa foi a parte da intervenção de Ana Mendes Godinho no almoço do International Club que mereceu a maior atenção por parte da imprensa hoje. Mas houve outros momentos importantes...
O caso da praça de toiros do Campo Pequeno, por exemplo, que é propriedade da Casa Pia de Lisboa, tutelada precisamente pelo ministério de Ana Mendes Godinho, foi tema de uma breve abordagem da ministra com Rui Bento, antigo gestor da primeira praça de toiros do país - a prometer numa próxima ocasião uma mais detalhada conversação.
Sala cheia no Hotel Sheraton em mais este evento de glamour do International Club of Portugal, que contou com as presenças de inúmeras personalidades da vida política, social e empresarial do país, entre as quais o antigo ministro da Segurança Social Pedro Mota Soares; Hermínio Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, antigo líder do PRD de Ramalho Eanes; Carlos Beato, antigo presidente da Câmara de Grândola, grande apoiante do mundo tauromáquico, actual administrador do Montepio Geral; António Saraiva, ex-presidente da Confederação de Empresários, hoje presidente da Cruz Vermelha Portuguesa; Rogério Alves, comentador televisivo, ex-bastonário da Ordem dos Advogados; e muitos mais.
Fotos D.R./@International Club of Portugal
Miguel Alvarenga e Rui Bento com a ministra Ana Mendes Godinho ontem no almoço do International Club of Portugal |
A ministra à chegada ao Sheraton com Manuel Ramalho, presidente do International Club |
Ana Mendes Godinho com António Saraiva |
Pedro Mota Soares e Pedro Reis |
Hermínio Martinho, Carlos Beato e seu filho Pedro |
Carlos Beato, administrador do Montepio, com Rui Bento e Miguel Alvarenga |
Manuel Ramalho entregando a Ana Mendes Godinho o diploma de Sócia Honorária do International Club of Portugal |