Duas das mais emblemáticas figuras ligadas à cidade de Elvas, o Comendador Rui Azinhais Nabeiro (natural de Campo Maior, onde criou o Império Delta) e o cavaleiro tauromáquico Maestro Joaquim Bastinhas (ambos na foto de cima) vão ser homenageados a título póstumo nas duas grandes corridas que compõem a Feira Taurina de São Mateus no Coliseu de Elvas, a primeira das quais já no próximo sábado, dia 23 e a segunda na sexta-feira 29 (cartazes em baixo).
Na primeira corrida, no próximo sábado 23 de Setembro (22h00), Marcos Bastinhas toureia seis toiros de distintas ganadarias em noite de homenagem à memória do seu avô, o saudoso Comendador Rui Azinhais Nabeiro.
Os toiros pertencem às ganadarias Murteira Grave, Vale Sorraia, Passanha, António Charrua, Canas Vigouroux e Francisco Romão Tenório - e o cavaleiro sobressalente será António Prates.
Actuam os bandarilheiros Gonçalo Veloso, Cláudio Miguel, Diogo Malafaia, Luis Brito Paes, João Oliveira e Ricardo Raimundo e pegam os forcados de São Manços, de Arronches e Académicos de Elvas.
Na segunda corrida, na sexta-feira 29 de Setembro (22h00), presta-se homenagem à memória do Maestro Joaquim Bastinhas, sendo inaugurada defronte do Coliseu a estátua que perpectuará para todos o sempre a sua figura ímpar e inesquecível.
Lidam-se - todos a duo - seis toiros da ganadaria Passanha e actuam doze cavaleiros: João Mourae Miguel Moura; Paulo Caetano e João Moura Caetano; António Telles e António Telles Filho; Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Júnior; Tiago Pamplona e João Pamplona; Marcos Bastinhas e Francisco Palha.
As pegas estarão nesta noite a cargo dos forcados de Évora e Académicos de Elvas.
Pode desde já fazer as suas reservas pelo telefone 911 819 147 (20% de desconto na compra do abono para as duas corridas).
Foto Emílio de Jesus/Arquivo