sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Morreu o matador espanhol Emílio Oliva

Com 60 anos, morreu ontem de doença prolongada no Hospital Puerto Real, em Chiclana de la Frontera (Espanha), o matador de toiros Emílio Oliva Baro.

Era filho do também matador de toiros Emílio Oliva Fornell (falecido em 2018) e irmão dos toureiros David, Abel e do novilheiro Isaac.

Debutou com picadortes em Alcalá de Guadaíra em 28 de Fevereiro de 1981 e como novilheiro ganhou em 1983 o prestigiado "Zapato de Oro" de Arnedo e abriu a Porta do Príncipe em Sevilha.

Natural de Madrid, Emílio Oliva tomou a alternativa em El Puerto de Santa Maria a 19 de Março de 1985 apadrinhado por Rafael de Paula, com o testemunho de José Luis Galloso, com toiros de Gabriel Rojas.

Confirmou a alternativa em Las Ventas, Madrid, em 26 de Maio desse mesmo ano de 1985, na Feira de Santo Isidro, apadrinhado por Francisco Ruiz Miguel, com o testemunho de Luis Reina, com toiros de Pablo Romero.

Emílio Oliva retirou-se das arenas em 2 de Agosto de 1991, mas regressou em 2003, ano em que toureou três corridas para se retirar definitivamente. Contudo, em 15 de Junho de 2008 ainda toureou um último festejo extraordinário em Chiclana repartindo cartel com Uceda Leal e Alejandro Morilla, com toiros de Luis Albarrán.

Que em paz descanse.

Foto Chapresto