Miguel Alvarenga - Soube hoje, pelo meu amigo António Nolasco, no Facebook, onde se sabem sempre as boas e as más notícias, que morreu o Francisco Moraes Sarmento, com 65 anos, diz-me o António que terá sido repentinamente, porque ainda há duas semanas falara com ele e doente não estava.
O Francisco apareceu-me um dia ali pelos anos 90, talvez 1995, na Redacção do semanário "O Título", que eu fundei com o meu saudoso amigo Fernando Alegrete, para substituir um paginador que se fora embora.
Era uma daquelas pessoas muito entendidas nestas modernices tecnológicas e, para trás, tinha um passado brilhante ligado à publicação de várias revistas de cultura e de filosofia, que era a sua arte. Orlando Vitorino, falava-me muito dele, era o seu mestre, penso que o seu ídolo.
Quando "O Título" acabou, na fase final já era só um semanário de tauromaquia, decidimos fazer outro jornal, o "Festa Brava" - de que ficou Director o Francisco -, que foi o antecessor do meu "Farpas". Publicou-se em 1996 e 1997. A Redacção era na casa do Francisco, perto da Estrada de Benfica.
Certamente que alguns toureiros, empresários e aficionados se lembrarão do Francisco Moraes Sarmento, quando fizemos a apresentação do semanário "Festa Brava" num restaurante redondo, que já não existe, em Benfica, atrás do Estádio de Alvalade, na Rua dos Soeiros.
O Francisco, que era natural de Coimbra, tinha uma saudável dose de loucura, acho que muito própria dos filósofos, a que juntava uma genialidade como profissional e até como jornalista. Não nos demos mal. E era boa pessoa, tinha sentido de humor, divertimo-nos a fazer o jornal.
Nunca mais soube dele. Ou antes, de quando em vez "via-o" pelas ruas do Facebook, mas jamais nos voltámos a cruzar.
Saber agora que ele morreu, entristece-me. Não esteve muito tempo, mas esteve algum tempo na minha vida e na minha trajectória profissional. E era bom.
O funeral será na próxima segunda-feira, 31 de Março. Velório na Igreja de São Domingos de Rana a partir das 10h00, cerimónia religiosa às 14h45 e saída para o Crematório de Barcarena às 15h00.
Os meus sentimentos à Família.
Que em paz descanse.
Foto D.R.