A praça de toiros de Montemor-o-Novo pode não dar corridas este ano. Primeiro, porque a recente inspecção (anual) da IGAC reprovou a utilização do espaço até que sejam levadas a cabo "obras de vulto" que tornarão viáveis as condições de segurança dos espectadores, actualmente em perigo. Depois, porque o empresário Paulo Vacas de Carvalho (histórico forcado e antigo cabo dos Forcados Amadores de Montemor) entregou as chaves às famílias proprietárias do imóvel e "cortou a coleta", como ele mesmo nos disse.
Sabe-se que há empresários interessados em assumir a gestão da praça, mas neste momento não há ainda nada concretizado. Em 2024, Paulo Vacas de Carvalho cedeu a data de Maio à empresa Toiros com Arte de Jorge Dias e Samuel Silva; e levou depois a efeito a corrida de Setembro, cenário que se ia repetir este ano, mas as coisas alteraram-se.
São três as famílias proprietárias da praça de Montemor - Veiga Marques dos Santos (representada pela conhecida cantora Mafalda Veiga), Romeiras e Mouzinho -, a quem Paulo Vacas de Carvalho entregou as chaves da praça, dando por finda a sua actividade empresarial iniciada há 24 anos com o saudoso Simão Comenda (ambos na foto de cima).
"Já são muitos anos, quero descansar, terminei em beleza com uma lotação esgotada em Setembro do ano passado e decidi finalmente 'cortar a coleta'. Se as obras forem feitas, são obras de vulto, a praça pode dar corridas, mas já não serei eu, como aconteceu há vinte anos com o meu querido e saudoso sócio Simão, a assumir essas obras" - disse-nos o empresário.
A praça de Montemor-o-Novo foi inaugurada há 143 anos, a 6 de Agosto de 1882, tendo-se procedido em 1910 a obras de restauro.
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.