terça-feira, 8 de abril de 2025

Cabo do Aposento da Moita: as expectativas de Leonardo Mathias para domingo em Almeirim

Veja este video e conheça as expectativas de Leonardo Mathias (também nas fotos de baixo) para a grande corrida mista do próximo Domingo de Ramos, 13 de Abril, com início às 17h00, na Monumental de Almeirim.

O grande forcado e cabo dos Amadores do Aposento da Moita, que celebram esta temporada o seu 50º aniversário, sairá pela última vez nesta arena a capitanear o seu grupo, já que na corrida da Feira de Maio, dia 24, na praça da Moita, se despede das arenas e passa o testemunho a Luis Canto Moniz

Curiosamente, foi também nesta arena de Almeirim que Leonardo Mathias comandou pela primeira vez o Grupo do Aposento da Moita, depois de ter sido empossado como cabo em 2018 na praça "Daniel do Nascimento".

Leonardo Mathias foi o oitavo cabo dos Amadores do Aposento da Moita nos cinquenta anos da sua existência. O cabo fundador foi José Manuel Pires da Costa, que o comandou de 1975 a 1986, seguindo-se os seguintes cabos: Manuel Vieira Duque (1986/1990), João Simões (1990/2000), Hélder Queiroz (2000/2006), Tiago Ribeiro (2006/2013), José Pedro Pires da Costa (2013/2016) e José Maria Bettencourt (2016/2018).

No próximo domingo, o Aposento da Moita vai pegar em Almeirim os três toiros da ganadaria Santa Maria lidados a cavalo pelos primos Manuel Telles Bastos e João Ribeiro Telles, que lidarão um toiro cada e, pela primeira vez, enfrentarão outro a duo.

Nas lides a pé, frente a quatro toiros da mesma prestigiada ganadaria Santa Maria, toureiam os matadores Borja Jiménez, a grande revelação dos dois últimos anos no país vizinho, em que foi proclamado máximo triunfador da Feira de Santo Isidro; e Diogo Peseiro, o novo matador nacional, que se apresenta no seu país e na sua cidade natal depois da alternativa.

Video D.R./Arena D'Almeirim e fotos M. Alvarenga