domingo, 20 de julho de 2025

Caetano e Salgueiro: os melhores momentos em Angra do Heroísmo

Miguel Alvarenga - Fique agora com as fotos dos melhores momentos das lides dos cavaleiros João Moura Caetano e João Salgueiro da Costa aos quatro toiros da ganadaria terceirense de João Gaspar (num momento de grande categoria) na Corrida do Ramo Grande (mista) que esta sexta-feira se realizou na Monumental de Angra do Heroísmo e na qual actuou também, obtendo um triunfo notável, o matador espanhol Ismael Martín, como ontem aqui se referiu em pormenor; bem como os forcados da Tertúlia Terceirense e do Ramo Grande, que executaram quatro excelentes pegas ao primeiro intento.

Moura Caetano manteve inalterável o seu estatuto de primeira figura, assinando duas lides perfeitas, a que só faltou maior brilhantismo pela ausência na Terceira dos seus melhores cavalos - que foram precisos ao João e a seu pai, Paulo Caetano, oito dias antes na corrida do Campo Pequeno, pelo que não foi possível estarem nos Açores desta vez.

João brindou a sua primeira lide ao pai, que nesta corrida foi homenageado ao início pelos seus 45 anos de alternativa.

Salgueiro da Costa esteve acima da média na primeira actuação frente a um toiro de João Gaspar que precisava de óculos. Foi notável e brilhante o empenho do cavaleiro e o triunfo indiscutível foi reconhecido pelo público - mas não pelo director de corrida Leandro Pires, que considerou não ser merecedor de música um êxito deste calibre...

No último toiro, Salgueiro da Costa iniciou a sua mais que brilhante actuação com uma ousada e bem sucedida porta gaiola; depois esteve enorme, lidando, toureando, não se limitando a cravar ferros. Assim se toureia! E está tudo dito!

Fotos M. Alvarenga 






Momentos da primeira lide de Caetano, brindada a seu pai





Actuação brilhante de Salgueiro no segundo toiro (que precisava
de óculos...), sem música e com protestos do público contra o
director de corrida...








Lide perfeita de Caetano ao quinto toiro da corrida









Salgueiro acima da média no sexto toiro de João Gaspar