segunda-feira, 21 de julho de 2025

Nazaré: Momentos de Glória da Corrida do Ano - pela objectiva de Fernando José

Morante & Rui Bento: os grandes obreiros e os principais
protagonistas desta noite de magia na Nazaré

A Corrida do Ano. Talvez não só. Provavelmente e como ontem aqui escreveu Fernando José, o tempo se encarregará de nos provar que esta, a corrida de sábado passado na Nazaré (esgotada!), talvez tenha sido a grande Corrida do Século em arenas de Portugal!

Ficam agora alguns dos muitos Momentos de Glória que encheram as medidas aos aficionados - privilegiados, como também - e tão bem - referiu o nosso companheiro Fernando José - que tiveram a sorte de assistir a esta noite de magia, por obra e graça do Génio do Toureio Morante de la Puebla, do melhor muletero nacional dos últimos tempos Manuel Dias Gomes e dos geniais cavaleiros António Ribeiro Telles, Mestre de todos os Mestres, e seu filho António, a afirmar-se como um dos grandes desta temporada - e do futuro. 

Duas pegas notáveis dos Amadores de Vila Franca, um dos melhores grupos deste país, e excelente nota dos toiros de Ribeiro Telles. Tudo isto, graças ao empenho, à visão "mais à frente" e à ousadia do último grande empresário português, Rui Bento.

De tudo o que aconteceu, já ontem aqui nos referiu em pormenor Fernando José. Ficam agora as imagens das duas lides a cavalo dos fantásticos Antónios Telles, pai e filho, que abriram a corrida (excelente ideia a de iniciar a função com os dois cavaleiros e segui-la depois com as quatro lides dos matadores); com as imagens das suas brilhantes pegas dos Forcados de Vila Franca; com os momentos de emoção e de paixão com que Morante de la Puebla galvanizou esta praça completamente esgotada e onde não cabia um alfinete; e com as fotos que mostram a arte, o temple e o toureio de bom gosto de Manuel Dias Gomes, indiscutivelmente aquele que melhor toureia e que muito justamente (e com inteira justificação e total merecimento) foi o eleito por Rui Bento para substituir o ainda lesionado Marco Pérez neste que foi o cartel mais bem montado e mais rematado da presente temporada.

Num dia em que também na Moita (apesar de a praça estar vazia...) Joaquim Ribeiro "Cuqui" elevou bem alto a arte do nosso toureio a pé e quando passavam 24 horas do verdadeiro alvoroço com que o jovem matador espanhol Ismael Martín galvanizou o público apaixonado e entendido da Ilha Terceira, é caso para se dizer que vivemos um fim-de-semana marcado pelo triunfo do Toureio a Pé, graças ao facto de ainda existirem empresários que apostam na corrida mista e nos dão um rasgo de esperança de que a Festa um dia voltará a ter o esplendor e o glamour de outros tempos. Um tema que analisaremos em pormenor mais logo ou amanhã: o do sucesso vivido este fim-de-semana em arenas nacionais com o regresso em força do toureio a pé.

Fique com as fotos dos momentos de magia dos quatro toureiros e das duas pegas. Mais logo, vamos mostrar os Famosos que esgotaram no sábado a carismática praça do Sítio da Nazaré.

Fotos D.R. e Fernando José





A classe, a arte e a maestria de Mestre António Ribeiro Telles


Primeira pega brilhantemente consumada pelo já consagrado
forcado Lucas Gonçalves, que acompanhou A. Telles na volta







Triunfo grande de António Telles filho, um dos cavaleiros que
mais está a marcar esta temporada




Segunda grande pega foi consumada por Rodrigo Andrade













Morante de la Puebla galvanizou a Nazaré nesta que é a temporada
de todos os triunfos!


Joaquim Oliveira e João Martins: a quadrilha de sucesso do
matador Dias Gomes. Agradeceram as ovações de montera na mão








Manuel Dias Gomes é indiscutivelmente o número-um dos 
matadores nacionais. Faena de grande sabor



O quinto toiro inutilizou-se depois de já ter sido bandarilhado.
Rui Bento teve o gesto de oferecer no final o sobrero para Morante,
sem ter qualquer obrigação de o fazer

Manuel Dias Gomes voltou a brilhar no sexto toiro




E Morante "armou um lio" com o sobrero e saíu em ombros!