segunda-feira, 6 de abril de 2009

30 anos depois: lembrar Manuel Maria Múrias e o jornal "A Rua"



Durante este animado (íssimo!) almoço em casa de Vanda Castelo Branco e Armando João Moura (notícia anterior) falou-se de muita história referente ao período pós-revolucionário. Falou-se da coragem de Jornalistas que jamais abdicaram do seu portuguesismo e do seu nacionalismo e lembrou-se Manuel Maria Múrias e o semanário "A Rua", de que Miguel Alvarenga foi Chefe de Redacção - e que um dia destes, quem sabe?, pode regressar em força às bancas e com o mesmíssimo sucesso (ou mais!) que teve nesse final conturbado da década de 70.
Em jeito de homenagem, trinta anos depois, aqui deixamos uma passagem actualíssima de um dos famosos Editoriais de Manuel Maria Múrias:
"Basta! Portugal não é uma quinta, nem nós somos só os seus seareiros. Portugal somos todos nós, intelectuais e cavadores de enxada, patrões e operários, os que morreram e os que estão para vir, homens e mulheres na sucessão dos séculos, caminho do futuro! Sendo Direita, assumimo-nos frontalmente como força destinada à Vitória. Somos mais e somos melhores! Nem aqui, nem além-mar em África, pactuámos com o inimigo. Continuamos em guerra começada em 1961. Perdermos muitas batalhas, mas enquanto um de nós for vivo e puder falar, manteremos na alma, marcada a fogo e sangue, a certeza inabalável de que vamos salvar Portugal!".