Momentos de glória da apoteose de Marcos Bastinhas na corrida nocturna do último sábado em Portalegre, vencendo muito justamente o troféu que estava em disputa para a melhor actuação (na foto de cima, recebendo o prémio das mãos da presidente da Câmara, Adelaide Teixeira).
Duríssima, com imponentes toiros espanhóis da ganadaria Guardiola a "pedir contas" aos toureiros e a "fazer estragos" na forcadagem, a corrida de Portalegre foi, na óptica do crítico local Hugo Teixeira, "uma das melhores que se realizaram nos últimos anos" naquela praça alentejana.
Marcos Bastinhas foi, de longe, o grande triunfador da noite. Luis Rouxinol esteve alguns pontos abaixo do seu melhor, sem contudo desiludir; e João Maria Branco também não atingiu o nível em que estivera na sua brilhante alternativa em Lisboa. A noite foi do jovem cavaleiro de Elvas, um dos novos que na época passada se distanciou do "pelotão" e que promete mais uma grande temporada de êxitos no ano em que seu Pai, o Maestro Joaquim Bastinhas, assinala os 30 anos de alternativa.
Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com