Joaquim Bastinhas e seu filho Marcos, que amanhã toureiam na corrida nocturna no Coliseu de Elvas |
O popular e saudoso António Carvalho, o taurino que lançou e apoderou Bastinhas nos seus primeiros anos, aqui nas funções de moço de espadas do Maestro José Júlio |
António Carvalho "Galinha", o homem que lançou Joaquim Bastinhas, nos seus tempos de novilheiro, actuando na arena de Vila Franca de Xira |
Marcos Tenório Bastinhas na sua estreia em público, em Junho de 2000 na Terrugem, com seu Pai, Joaquim Bastinhas e seu saudoso Avô, Sebastião Tenório |
Marcos Tenório Bastinhas em Junho de 2000 na sua estreia em público na praça de toiros da Terrugem (Elvas), fotografado pelo repórter José Foles |
Alexandre Francisco Bezerra Bilé, João Pedro Gomes Pinto, Felícia Pisa (os primeiros três que corresponderam correctamente à primeira pergunta), Rui Miguel Pucarinhas Rebola, António João Oliveira e Rui Coronha (que foram os três primeiros a responder acertadamente à segunda questão) foram os 6 vencedores do Passatempo que promovemos esta semana e têm, cada um, direito a um bilhete para a corrida nocturna de amanhã, sexta-feira, no Coliseu de Elvas - com cartel composto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Tito Semedo, Sónia Matias, Ana Batista, Pedro Salvador e Marcos Bastinhas e pelos grupos de forcados de Monforte, Académicos de Elvas e Coimbra, que enfrentarão seis toiros de prestigiada ganadaria Passanha.
António Carvalho, o saudoso "Galinha", que foi durante muitos anos um braço-direito de Mestre David Ribeiro Telles na Torrinha e que chegou a ser promissor novilheiro no seu tempo, foi, na verdade, o taurino que lançou Joaquim Bastinhas e que o apoderou nos seus inícios. O empresário José Manuel Ferreira Paulo "Cachapim", recordou mesmo ao "Farpas" que foi com António Carvalho que a sua empresa, composta também por seu Pai, Glicério Paulo e por António Paes de Sousa, "contratou o Joaquim Bastinhas para a corrida da sua alternativa em Évora, há 31 anos".
As outras duas outras opções (erradas) que dávamos aos leitores eram José Tello Barradas (que veio a apoderar mais tarde o cavaleiro de Elvas) e Amâncio Grilo (que foi seu bandarilheiro nos princípios, mas que nunca o apoderou).
Na segunda pergunta, a resposta certa era a praça da Terrugem, onde o cavaleiro Marcos Tenório Bastinhas se estreou em público em Junho de 2000. Como opções (erradas) indicávamos também as praças de Elvas e de Santo António das Areias.
E se na primeira questão, houve muitas dívidas, tendo vários leitores escolhido José Tello Barradas e mesmo Amâncio Grilo; na segunda, a larga maioria dos leitores que participaram neste nosso Passatempo não tiveram dúvidas em referenciar a praça da Terrugem (Elvas) como palco da primeira actuação em público de Marcos Tenório Bastinhas no ano de 2000.
Os 6 vencedores têm amanhã nas bilheteiras do Coliseu de Elvas, a partir das 17h30, disponíveis os respectivos bilhetes em seu nome, bastando apresentar um documento de identificação para os levantar. Parabéns aos vencedores, uma excelente corrida para todos e até a um próximo Passatempo "Farpas"!
Fotos D.R. e José Foles