domingo, 10 de julho de 2016

Toureiro Victor Barrio morre na arena em Teruel

O último brinde
As imagens da tragédia, ontem, na arena de Teruel
Mal foi conhecida a morte de Victor Barrio, multiplicaram-se na trincheira da
praça de Teruel as manifestações de dor por parte de todos os companheiros.
Em baixo, o malogrado toureiro ontem, momentos antes do início da corrida


Mundo taurino de luto: o matador espanhol Victor Barrio (29 anos) morreu ontem na arena de Teruel (Espanha), vítima de cornada que lhe rompeu o coração. O acidente fatal ocorreu já quase no final da sua faena ao terceiro toiro da corrida, de nome "Lorenzo" e 529 quilos, pertencente à ganadaria de Los Maños.
Um golpe de vento provocou que o toiro o derrubasse e, já no chão, lhe infringisse uma violenta cornada no peito. Victor Barrio terá morrido ali. Entrou na enfermaria com o "olhar vidrado" e já mais nada foi possível fazer a não ser confirmar o óbito.
A emoção reinou na trincheira e o matador Curro Díaz, o cabeça de cartaz, expressou de imediato o desejo de que se suspendesse a corrida, o que aconteceu.
Victor Barrio Hernanz nasceu em Grajera (Segóvia) em 1987 e debutou como novilheiro  sem picadores em 13 de Julho de 2008 em Las Ventas de Retamosa (Toledo), cortando quatro orelhas e um rabo. Como novilheiro, teve uma trajectória promissora, chegando a tourear no Campo Pequeno. Ainda sem picadores, participou em 38 festejos nos quais cortou 65 orelhas e 6 rabos, indultando dois novilhos. Triunfou em praças como Arles, Vistalegre (Madrid), Albacete, Palencia e El Puerto de Santa Maria. Em 2009 terminou a temporada com 10 novilhadas picadas em que cortou 23 orelhas e um rabo. Apresentou-se em Las Ventas (Madrid) a 13 de Junho de 2010 cortando uma orelha no primeiro novilho e dando volta no segundo. Ainda como novilheiro, triunfou em Quito, no Equador e em todas as feiras importantes de Espanha.
A alternativa chegou em 2012, em Madrid, apadrinhado por "El Fundi", com o testemuho de Juan del Álamo, que nesse mesma tarde fazia a confirmação da sua alternativa. Lidavam-se toiros de José Luis Pereda. Foi ovacionado no primeiro toiro e depois de lidar o segundo dirigiu-se à enfermaria, onde foi operado em virtude da cornada sofrida no toiro do doutoramento.
Em Espanha, multiplicam-se as manifestações de pesar pela trágica morte de Victor Barrio. Em Portugal, foi ontem guardado um minuto de silêncio em sua homenagem no espectáculo de juventude que teve lugar na praça de Alcochete.
Que em paz descanse.

Fotos Juan Francisco Bascón/aplausos.es