sexta-feira, 3 de maio de 2019

Solange e Dinis tentarão hoje mesmo revalidar carteiras profissionais


Solange Pinto, directora do site touroeouro.com, deverá ainda hoje passar pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, no Palácio Foz, em Lisboa, a fim de tentar revalidar a sua carteira profissional e a do seu repórter fotográfico João Dinis, na sequência do incidente ocorrido na última quarta-feira na praça de toiros de Almeirim, onde uma denúncia anónima para a GNR motivou que o jovem fotógrafo fosse identificado pela autoridade, tendo sido levantado um auto pelo facto de estar a exercer a profissão sem título profissional - o que incorre em multa não apenas para o "falso jornalista" como para a entidade que o credenciou, neste caso, a Santa Casa da Misericórdia de Almeirim, promotora da corrida de toiros do passado dia 1 de Maio.
João Dinis, como ontem referimos, tinha ao peito uma senha de acesso à trincheira que o identificava (falsamente) como "promotor" do espectáculo e não como membro da Comunicação Social. No "directo" publicado no site, apenas surgiram videos e nenhuma foto. Apesar de ter estado durante a corrida na trincheira, Dinis não utilizou a sua câmara, alegando depois que a reportagem não incluiu fotografias "pela ausência de condições para inclusão das mesmas em tempo real".
 Solange Pinto confirmou ao "Farpas" que, "por negligência, apenas" ambos não tinham revalidado as respectivas carteiras profissionais dentro dos prazos legais.
Como ontem também referimos, Solange e Dinis solicitaram ao presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, Paulo Pessoa de Carvalho, membro da comissão de antigos forcados do Grupo de Montemor que promove a corrida de amanhã, sábado, em Montemor-o-Novo, creditações para fazer a cobertura desse espectáculo, mas não mencionaram no e-mail enviado os números e data de validade das carteiras de jornalista.
Pessoa de Carvalho enviou um e-mail de volta ao site touroeouro.com solicitando esses elementos, sem os quais, disse, "não será possível passar-lhes as credenciais". Até esta manhã e segundo o presidente da APET, ainda não o fizeram. No site da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, os nomes de Solange Pinto e João Dinis também ainda não figuram entre os profissionais da classe.

Foto touroeouro.com