quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Praça esgotada em Samora: a última pega de João Machacaz



Forcado de eleição e "à antiga", João Machacaz, ex-cabo do Grupo do Ribatejo e que nos últimos anos se destacou nos Amadores de Alcochete, despediu-se das arenas na segunda-feira, com praça esgotada, na sua Samora Correia natal. Esta foi a sua última pega

Fernando Clemente (texto e fotos) - A praça instalada em Samora Correia encheu e o público saiu satisfeito da corrida, porque os cavaleiros e os forcados estiveram muito bem perante os "Prudêncios" bem apresentados e que apesar de revelarem mansidão proporcionaram lides e pegas muito boas.
Filipe Gonçalves, a atravessar um bom momento, teve duas lides alegres que chegaram às bancadas.
Miguel Moura, também numa fase excelente, lidou com a sua habitual desenvoltura e cravou bons ferros, tendo sido do trio o cavaleiro mais destacado.
Verónica Cabaço esteve à altura dos seus companheiros e especialmente no último toiro, o mais pesado da corrida, desenvolveu uma boa lide.
Quanto aos forcados foram caras pelos do Ribatejo, o cabo Pedro Espinheira, João Oliveira, à segunda e Rafael Costa que se fecharam bem; pelo grupo de Alcochete, João Machacaz que se despedia, Vitor Tasquinhas, à segunda e Leandro Bravo, numa boa pega à barbela.
João Machacaz foi distinguido com algumas prendas, ouviu um bonito elogio de uma representante da ARCAS e foi calorosamente aplaudido nas voltas à arena.
Lourenço Luzio, assessorado pelo médico veterinário José Luís da Cruz e com o cornetim José Henriques, dirigiu o espectáculo com competência.