O antigo matador de toiros madrileno José Manuel Inchausti "Tinín" morreu este domingo com 74 anos, vítima de prolongada doença.
Apresentou-se na Monumental de las Ventas em Madrid como novilheiro a 16 de Junho de 1965 formando cartel com Rafael Valência e Aurélio Nuñez com novilhos da ganadaria de António Pérez de San Fernando.
Um ano depois, a 8 de Maio de 1966 debutou na Real Maestranza de Sevilha ao lado dos irmãos "Riverita" e "Paquirri" com novilhos de Carlos Nuñez. Cortou três orelhas mas não lhe permitiram sair em ombros pela Porta do Príncipe. "Tinín" passou a porta a pé e depois foi sacado em ombros até ao Hotel Cólon. Foi a única vez que toureou em Sevilha, onde nunca mais o repetiram.
Tomou a alternativa em Madrid a 21 de Maio desse mesmo ano de 1966, das mãos de Paco Camino, com o testemunho de "El Viti" com toiros de Alípio Pérez Tabernereo.
Teve uma carreira relativamente curta. "Retirei-me com 23 ou 24 anos", recordou recentemente numa entrevista. Foi vedor de toiros de várias casas empresariais.
Que em paz descanse.
Fotos D.R. e Ricardo Relvas