sábado, 2 de julho de 2022

Revive-se a tradição: toiros e campinos amanhã pela Ponte Marechal Carmona em Vila Franca

Amanhã, domingo, 3 de Julho, o dia vai ser em grande em Vila Franca de Xira, onde decorrem as tradicionais Festas do Colete Encarnado - a celebrar o seu 90º aniversário.

Pelas 10h30, haverá a habitual espera de toiros, com uma novidade muito especial: recriando uma antiga tradição (foto de cima), os toiros e os campinos atravessarão a Ponte Marechal Carmona, desde a Lezíria até às ruas de Vila Franca.

Os mais velhos lembrar-se-ão, certamente, dos tempos em que a passagem dos toiros era efectuada desta forma, pela ponte - e esta é mais uma "prenda" para assinalar os 90 anos do Colete Encarnado, estando acauteladas todas as medidas de segurança para uma largada de toiros que se espera inolvidável.

Ao meio-dia é inaugurada a Rua Mário Coelho (antiga Rua Armando), que perpetuará para sempre a memória do inesquecível Toureiro vilafranquense. A concentração é no Largo Conde de Ferreira, junto ao busto do Maestro.

E pelas 18h00 tem lugar na praça "Palha Blanco" a tradicional corrida mista em que se vão lidar oito toiros (quatro de Canas Vigouroux para as lides a cavalo e quatro de Murteira Grave para as lides a pé). O cartel é de máxima categoria, com a parelha de cavaleiros do momento, João Ribeiro Telles e Francisco Palha, os forcados Amadores de Vila Franca e os matadores António Ferrera e "Juanito".

Hoje, na madrugada de sábado para domingo, às 02h00, realiza-se a tradicional garraiada da sardinha assada, em que se lidam quatro novilhos-toiros do Engº Jorge de Carvalho e actuam os cavaleiros amadores Marco Santos, Luis Miguel Ferreira, Francisco Maldonado Cortes e o rejoneador espanhol Francisco Canales, estando as pegas a cargo dos Amadores de Vila Franca.

Fotos D.R. e M. Alvarenga


António Ferrera e "Juanito" amanhã na "Palha Blanco"