Numa breve nota enviada há momentos às Redacções, prometendo mais esclarecimentos detalhados sobre esta matéria para breve, a Federação ProToiro afirma que "é falso" que a Câmara Municipal de Viana do Castelo tenha sido "absolvida", uma vez que "não houve qualquer julgamento para poder haver uma decisão de inocência ou culpa".
A ProToiro refere-se à notícia avançada esta manhã pela Agência Lusa, que também não fala propriamente de "absolvição", mas sim do arquivamento pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga do processo (acção judicial) instaurado pela Federação em 2021 contra o Município de Viana pelos demolição da antiga praça de toiros local.
Nesta breve nota agora difundida, a Federação acrescenta que "as decisões tomadas até agora pelo Tribunal foram somente sobre matérias formais relativas à Ação Popular e Providência Cautelar intentadas pela ProToiro, não tendo ainda sido analisado qualquer facto invocado contra a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no processo de demolição".
Para a ProToiro, "esta notícia é uma tentativa de lançar uma cortina de fumo sobre o processo judicial em causa, com o objectivo de enganar os cidadãos que desconhecem os pormenores do mesmo".