quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Férias em grande! Em Ayamonte, no templo da boa gastronomia espanhola: a bodega "Merkajamón" de Pelé

Miguel Alvarenga - Aqui, por terras de veraneio em Monte Gordo, vou recarregando baterias para regressar em força às praças de toiros (na Feira da Moita) e acho que vou mesmo conseguir a proeza de chegar ao fim das férias sem tirar uma selfie com o Presidente Marcelo, que por aqui continua a fazer sucesso, alguns toldos ao lado do que frequento.

Ontem, com um cicerone de sucesso, o nosso querido amigo José Caetano Pestana, demos um salto a Ayamonte, solo espanhol, onde no próximo dia 9 de Setembro, pelas festas, se volta a realizar um espectáculo tauromáquico (novilhada).

E ir a Ayamonte obriga a ir à Delicatessen Merkajamon, de que aqui deixo algumas fotos para vos abrir o apetite. Um lugar único em Ayamonte, onde (a preços acessíveis) nos podemos (e devemos) deliciar com os mais típicos produtos de Espanha e sobretudo de Huelva, do fantástico presunto ibérico, aos queijos, conservas, azeite, vinhos e as históricas "canhas" (cervejas). Podemos comer e beber e também comprar e levar para casa todas essas iguarias - na loja que funciona numa das salas. 

José Miguel, o simpático proprietário da mais famosa bodega da cidade fronteiriça - que me fez uma visita guiada pela sua casa, orgulhoso da presença de bons vinhos portugueses na garrafeira - é por todos conhecido por Pelé. Explicou-me porquê: seu pai jogava futebol e era do tempo do famoso futebolista brasileiro, passando a ser conhecido por essa alcunha/apodo, que depois passou para ele.

Mais comentários são desnecessários. A Merkajamon - que exibe nas paredes, também com o orgulho de Pelé, um recorte de uma elogiosa referência publicada no nosso "Diário de Notícias" - é uma paragem obrigatória para quem seja aficionado da Festa Brava. Um templo da fantástica gastronomia espanhola - verdadeiramente fabuloso.

Não deixem de lá ir, se andarem por estas bandas. Fica na Avenida de Vila Real de Santo António, nº 9, em Ayamonte (província de Huelva). Podem mesmo dizer ao Pelé (connosco na foto de baixo) que vão da nossa parte! E da parte do nosso Zé Pestana!

Fotos M. Alvarenga e D.R.